Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Editorial: Aniversário insosso

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Editorial: Aniversário insosso

Página 3

Nesta semana, Brusque vivencia comemorações muito importantes para o município.

A primeira delas, nesta segunda-feira, 31 de julho, foi a celebração dos 150 anos da Paróquia São Luís Gonzaga. A comemoração teve uma extensa programação festiva e reuniu milhares de pessoas durante a semana.

Durante o último dia da programação alusiva ao sesquicentenário, foi feito o toque festivo dos sinos das igrejas da paróquia, a entrega da obra de revitalização da Galeria São José e a missa festiva na igreja matriz.

A programação contou ainda com a presença de autoridades eclesiásticas, como o bispo emérito, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, e o arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck.

Já nesta sexta-feira, 4 de agosto, comemoramos o aniversário de Brusque, que completa 163 anos de história. Ao contrário do aniversário da paróquia e também das comemorações de anos anteriores, nas quais havia uma grande programação de eventos, este ano a celebração será bem mais tímida.

O calendário festivo intenso com o qual estamos acostumados desta vez foi substituído por um evento protocolar: o desfile cívico

O calendário festivo intenso com o qual estamos acostumados desta vez foi substituído por um evento protocolar: o desfile cívico na avenida Cônsul Carlos Renaux.

Isso acontece por causa do período eleitoral extemporâneo, originado da cassação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do mandato do então prefeito Ari Vequi. Havia uma programação prevista para comemorar o aniversário, com atividades e inaugurações, que foi frustrada pela troca de governo e pela nova eleição.

Com a entrada do prefeito interino, Andre Vechi, que concorre ao cargo de prefeito, criou-se uma dúvida jurídica do que é possível comemorar e do que é vedado pela legislação que rege o período de campanha eleitoral. Tivemos ainda a infelicidade de que esse imbróglio coincidisse justamente com a principal data comemorativa da cidade.

Por causa da insegurança jurídica, a comemoração se limitará ao ato cívico e o desfile, deixando-se todas as outras celebrações de lado, para não configurar crime eleitoral ou benefício para um candidato. Cabe ressaltar que nada disso é culpa do prefeito interino que, ao tomar essa atitude, está única e exclusivamente cumprindo o que preconiza a lei.

Dessa forma, trata-se de um aniversário bastante atípico: tem-se a impressão de que falta algo, de que estamos comemorando o aniversário sem a presença do aniversariante. A festa torna-se, então, um pouco sem graça, sem o brilho e a energia de outros tempos.

No entanto, o jornal O Município preparou um conteúdo especial para abrilhantar o aniversário da cidade: a série de webdocumentários Sotaques de Brusque exalta a diversidade, as culturas e os sotaques da nossa gente, e pode ser conferida por meio de nossas redes sociais e no site: omunicipio.com.br/sotaques. Feliz 163 anos Brusque!

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo