Editorial: Brusque de educação, cultura e arte
Na semana passada, no dia 22 de setembro, a Fundação Educacional Luterana e o Colégio Cônsul Carlos Renaux inauguraram a nova estrutura que amplia suas instalações. Na ocasião, também fizeram o lançamento das comemorações dos 150 anos do Colégio Cônsul.
Quem compareceu ao evento ficou impressionado com a nova construção. Muito moderna e inovadora está integrada à ala antiga e com certeza vai dar uma dinâmica muito maior ao educandário. Na nova ala estão laboratórios, biblioteca, sala de leitura, de reuniões, e toda parte administrativa.
Na quarta-feira, dia 23 de setembro, foi a vez do Museu Casa de Brusque, Clube Filatélico Brusquense e Unifebe fazer o evento de lançamento do Anuário Notícias de Vicente Só 2021 e do selo personalizado comemorativo em homenagem ao Conselheiro Francisco Carlos de Araújo Brusque.
O evento foi um mergulho em nossa cultura, e contou com brusquenses ilustres que se dedicam a manter viva a história da cidade. É um trabalho incansável de resgate e compartilhamento de informações que moldaram Brusque.
E na quinta-feira foi a estreia do musical Oração ao Tempo, que teve casa cheia no dia e durante todas as apresentações no fim de semana. O show foi comandado pelo talentoso Rodrigo Vechi, que brilha no palco e na transformação de pessoas comuns em grandes artistas.
O espetáculo marcou o retorno do grupo Alina Lamparina aos palcos da cidade após sete anos e trouxe como forma de reflexão nossos relacionamentos com o tempo, através da música popular brasileira.
Os três eventos foram manifestações marcantes, cada qual com seu significado e principalmente, valores. Como disse Jorge Paulo Krieger em seu discurso na casa de Brusque, nossa cidade é uma vinha antiga a partir da qual nasceram as mais nobres castas.
Seja no trabalho ou nas artes, mostramos toda força e beleza que uma planta bem cultivada pode oferecer
Deste parreiral brotaram iniciativas na educação, que cresceu e se tornou uma construção florida no Colégio Cônsul. A partir de sua frondosa estrutura se cria o ambiente propício para novas floradas, novas sementes e novos frutos, que darão mais vida e oportunidades em Brusque.
Em outro ramo da parreira percebemos a força das raízes, que pela cultura não deixam esquecidos os esforços e lutas de quem nos antecedeu. Temos um passado riquíssimo que sustenta este parreiral e é cultivado com muito amor e carinho de pessoas especiais, amigos de Brusque.
E como toda boa videira, temos os melhores frutos. Seja no trabalho ou nas artes, mostramos toda força e beleza que uma planta bem cultivada pode oferecer. O Musical do Rodrigo Vechi e Alina Lamparina mostram o brilho de talentos, que se transformam em arte, em nobres castas, que dão voz às novas expressões.
A semana que passou trouxe a primavera e com ela todo encanto na educação, cultura e arte, nestes três eventos que noticiamos aqui no jornal O Município. Gostaríamos de utilizar este espaço para parabenizar o Colégio Cônsul, a Casa de Brusque e o grupo Alina Lamparina pelo trabalho, dedicação e resiliência em preservar estes valores e estas bandeiras e fortalecer ainda mais esta vinha que nos dá tanto orgulho. Com estas iniciativas, com certeza a cidade dará ainda muitos bons frutos.