Editorial: a fé na agenda
Na segunda feira, 22, o jornal O Município trouxe a matéria de capa “Espetáculo de Fé”, falando do teatro no Aymoré. São números impressionantes que a Associação Artística Cultural São Pedro (AACSP), responsável pela realização da peça, apresenta. O espetáculo ‘Paixão e morte de um homem livre’ atraiu nove mil pessoas em dois dias, […]
Na segunda feira, 22, o jornal O Município trouxe a matéria de capa “Espetáculo de Fé”, falando do teatro no Aymoré. São números impressionantes que a Associação Artística Cultural São Pedro (AACSP), responsável pela realização da peça, apresenta.
O espetáculo ‘Paixão e morte de um homem livre’ atraiu nove mil pessoas em dois dias, mobilizou mais de 400 voluntários e chegou à incrível marca de 22 edições.
Também é notável a qualidade e profissionalismo do evento, que surpreendeu o ator convidado, Luciano Szafir. Em entrevista ao jornal O Município o ator falou que o teatro de Guabiruba foi um dos melhores que já fez em sua vida, destacando ainda a criatividade e organização da peça.
O sucesso de público é a coroação de um trabalho incansável de fiéis que ao longo dos anos conseguiram aliar a arte e a fé, construindo um evento que atrai pessoas de várias cidades a Guabiruba para ver a peça.
Mas as manifestações de fé por aqui não foram exclusivas do teatro. A fé faz parte de nossa cultura e neste período de Páscoa muitas outras manifestações puderam ser compartilhadas, seja como espectador ou como participante.
Como exemplo, o jornal repercutiu a procissão de Ramos da Paróquia São Luiz Gonzaga na semana passada, o teatro da Paixão de Cristo apresentado pelos alunos do Dom João Becker. Também divulgou a extensa programação da semana Santa e o teatro da Paixão apresentado pela comunidade Bethânia, em São João Batista.
Movidos pela fé ou pelo desejo de participar, brusquenses e pessoas de outras cidades tem adotado a região como destino nesta época do ano
Além dos teatros e celebrações ecumênicas, as peregrinações também sempre fizeram parte de nossa tradição e fé e tinham como principal destino o Santuário de Azambuja. Hoje percebe-se que a peregrinação até o Santuário da Santa Paulina vem ganhando força e atraindo cada vez mais peregrinos.
Na sexta-feira Santa, conforme publicamos na matéria “Movidos pela fé”, milhares de fiéis de Brusque fizeram a peregrinação via Cedro Alto até a Santa Paulina de Bike, a pé e até a cavalo. Participaram jovens, idosos, veteranos e iniciantes que enfrentam o frio da madrugada e a estrada íngreme para manifestar sua fé.
Esta peregrinação despertou até a atenção do poder público municipal, que promoveu a primeira caminhada “Vale dos Milagres”, fornecendo toda a estrutura e transporte de volta aos fiéis que quiseram participar da caminhada na quinta-feira santa.
Todas essas iniciativas vêm formando uma agenda consolidada e atrativa neste período. Movidos pela fé ou pelo desejo de participar, brusquenses e pessoas de outras cidades tem adotado a região como destino nesta época do ano.
Seja para ver um espetáculo teatral, acender uma vela na Azambuja ou ir até a Santa Paulina, temos nos diferenciado neste aspecto, atraindo e encantando pessoas pelas nossa cultura, trabalho, paisagens e fé.