Editorial: O Município 66 anos
Hoje é um dia histórico para o jornal O Município. Há exatos 66 anos nossa primeira edição ganhava as ruas de Brusque. O ano era 1954, Getúlio Vargas era o presidente e ainda estávamos em plena Copa do Mundo da Suíça. O jornal começou tímido, circulando as sextas feiras, com quatro páginas. Nasceu nas mãos […]
Hoje é um dia histórico para o jornal O Município. Há exatos 66 anos nossa primeira edição ganhava as ruas de Brusque. O ano era 1954, Getúlio Vargas era o presidente e ainda estávamos em plena Copa do Mundo da Suíça.
O jornal começou tímido, circulando as sextas feiras, com quatro páginas. Nasceu nas mãos de Raul Schaefer, que era radialista e deputado pelo Partido Social Democrático (PSD). Ele viu nesta iniciava uma possibilidade de conter o aumento udenista, que ganhava espaço no jornal O Rebate.
Em 1959 Jaime Mendes assumiu a direção do jornal e com muita determinação deu continuidade ao periódico até 1985. Apaixonado por comunicação lançou as bases de um jornalismo local, criando aderência aos interesses da cidade.
Após a morte de Mendes, Cyro Gevaerd assumiu o semanário com um grupo de empresários e políticos até 1988 quando o empresário Herbert Pastor adquiriu o controle acionário. Pastor trouxe uma linha editorial mais isenta e ligada aos acontecimentos locais, aumentando ainda mais a importância do jornal na região.
Em 1993 o empresário Jorge Luiz Colzani adquiriu o periódico. Mudou a impressão para Offset, deu cor ao jornal e intensificou a circulação nas cidades vizinhas. Sua gestão foi até o ano 2000 quando o jornal foi novamente vendido para Claudio José Schlindwein.
Desde então as mudanças foram ganhando mais velocidade. O Jornal se transformou em diário em março de 2002. Foi o primeiro jornal a ser 100% cor de Santa Catarina e até hoje é um dos mais premiados em termos de jornalismo.
Sua participação na internet começou no ano 2000 e foi uma das pioneiras entre os veículos de comunicação. Em 2006 foi o primeiro jornal de Santa Catarina a ter a sua edição publicada na integra em formato de flip (folhear) disponível a seus assinantes.
Vamos em direção ao futuro, respeitando o passado e vivendo o presente com gratidão a você que nos prestigia sempre
Em 2015 jornal lançou um novo portal que foi um marco na sua presença online. Com o crescimento de audiência, unificou sua plataforma em 2017 adotando novamente o nome “O Município”. Desde então vem ampliando sua atuação tanto no portal como nas mídias sociais.
Esta experiência digital levou a abertura de um portal em Blumenau em outubro de 2017 e outra em Joinville em março deste ano. Ambos com um aumento exponencial de audiência.
Mesmo com tanto tempo e com tantas histórias o jornal continua fiel ao seu propósito de informar com credibilidade, de privilegiar a cobertura dos acontecimentos locais, de estar presente na vida de quem mora aqui.
Estamos nos renovando constantemente para merecer sempre a sua confiança e poder lhe informa quando e no formato que você deseja. Seja nas páginas do jornal, no portal ou nas mídias sociais sua preferência nos mantém na liderança.
Queremos continuar nossa missão, sendo um contraponto a mídia massificada e repetitiva, a desinformação e principalmente ao combate as fake news. Nesta era tão estranha e polarizada queremos ser o ponto de convergência, unindo as pessoas pela leitura e conhecimento.
Para isso estamos preparando nossos próximos passos, trabalhando em um novo portal que vai ser ainda mais multimídia e eficiente. Vamos investir também na montagem de estúdios de vídeos que irão produzir conteúdos diferenciados tanto em Brusque como em Blumenau e Joinville.
Vamos em direção ao futuro, respeitando o passado e vivendo o presente com gratidão a você que nos prestigia sempre, lendo, curtindo e se engajando com as nossas notícias, nossas histórias. Esta é a nossa motivação, a força que nos trouxe até aqui e que nos impulsiona para frente. Muito obrigado.