X
X

Buscar

Editorial: O Município de amanhã

Há 68 anos circulava em Brusque a primeira edição do Jornal O Município. A cidade ainda era pequena, com pouco mais de 11.000 habitantes. Guabiruba, Botuverá e Vidal Ramos ainda pertenciam a Brusque. A Igreja Matriz atual ainda não estava construída. Nossa economia ainda tinha forte base agrária e as carroças faziam parte do trânsito.  […]

Há 68 anos circulava em Brusque a primeira edição do Jornal O Município. A cidade ainda era pequena, com pouco mais de 11.000 habitantes. Guabiruba, Botuverá e Vidal Ramos ainda pertenciam a Brusque. A Igreja Matriz atual ainda não estava construída. Nossa economia ainda tinha forte base agrária e as carroças faziam parte do trânsito. 

Neste período, a cidade cresceu e se transformou e junto com ela a comunicação revolucionou. Das páginas de papel e do som da Rádio Araguaia vieram outros jornais, outras rádios, que foram desbravando os caminhos das notícias. 

Hoje, além destes veículos tradicionais, temos uma imensidão de opções na área on-line. São portais, blogs, e grande variedade de redes sociais que dão opções inimagináveis aos internautas.

O Jornal O Município também acompanhou estas mudanças. No impresso fomos pioneiros na utilização do formato tabloide e na impressão 100% colorida. Além de um projeto gráfico moderno e uma equipe de redação profissional que continua levando informações todas as manhãs a pessoas especiais como você leitor, que sabe ler e tem interesse no que acontece na cidade. 

Queremos continuar a ser esta fonte de notícias local, de qualidade e credibilidade, oferecendo sempre a melhor informação, dando vez e voz à nossa gente

Também fomos um dos veículos de comunicação pioneiros na internet. Nossos primeiros passos foram nos anos 2000, quando ainda não existia Facebook (fundado em 2004), WhatsApp (2009) e nem Instagram (2010). 

Neste tempo, entre erros e acertos, buscamos sempre adaptar nosso conteúdo a esta nova era digital. Neste sentido, em 2015 demos um passo decisivo, deixando de levar a notícia todo dia para o comunicar o dia todo, numa estrutura multiplataforma. 

Assim deixamos de ser um jornal para ser uma empresa de geração de notícias que distribui informações de forma impressa, em todas as redes sociais e no nosso Portal. Hoje produzimos em torno de 800 matérias por mês no portal de Brusque, 700 em Blumenau e 600 em Joinville. No total são mais de 2 mil matérias por mês sempre com foco nas notícias locais, regionais, que interessam a comunidade. 

Fizemos isso de forma profissional, com jornalistas formados, e com credibilidade, afinal nenhum colaborador pode ser filiado a partido político.  Mesmo num ambiente tão polarizado e ideologizado mantemos nosso compromisso de informar com isenção, sem o calor e pressão das torcidas.

Toda esta dedicação à mídia regional nos deu forças para irmos além de nossas fronteiras, e seguindo os mesmos conceitos do Município de Brusque nasceu O Município Blumenau. O novo portal, em pouco tempo, já se tornou um dos líderes de audiência na cidade segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC). Há dois anos também nasceu O Município Joinville, que mostra a mesma vocação de ser um veículo de comunicação forte e relevante.

Esta força vem de você leitor, que nos motiva com seu prestígio, com sua leitura. Com certeza você é especial, pois busca o melhor neste mar de desinformação e fake news. Neste mundo em que muitos entendem o que querem, você se diferencia buscando a verdade dos fatos aqui no Município.

Queremos continuar a ser esta fonte de notícias local, de qualidade e credibilidade. Este é o nosso trunfo e só assim poderemos continuar a navegar neste mar revolto desinformações, de narrativas, de impressões e preconceitos, oferecendo sempre a melhor informação, dando vez e voz à nossa gente. Este foi o compromisso assumido no passado, há 68 anos, é hoje, e será no futuro. Muito obrigado.