Secretaria de Educação lançará álbum de figurinhas temático para o Parque das Esculturas
Iniciativa tenta estimular a aproximação com a arte e artistas com obras expostas
As mais de 40 obras do Parque das Esculturas serão o foco de um álbum de figurinhas que deve ser lançado neste ano. O material inédito trará, além de imagens, informações sobre os artistas com peças presentes no local. Já na capa, haverá um mapa de localização do espaço. O trabalho faz parte de um projeto da Secretaria de Educação, como forma de estimular a interação dos estudantes com a arte e o espaço público.
A iniciativa integra as secretarias de Comunicação, Turismo e Educação e ainda está sendo finalizada. Na primeira tiragem serão impressos 5 mil unidades. Ao todo, serão produzidas 200 mil figurinhas, divididas em 47 variações.
Eles serão distribuídos nas escolas e também estarão disponíveis na Secretaria de Educação. Segundo o diretor-geral da Secretaria de Comunicação (Secom), Murilo Sérgio Popper, uma campanha interna será desenvolvida. Cada aluno receberá um álbum e um pacote de figurinhas. Para completar a coleção, novas unidades serão entregues em excursões ao parque ou visitas de final de semana.
Veja também:
Luciano Hang e empresários locais arrecadam R$ 2 milhões para centro de hemodinâmica no Hospital Azambuja
Volume de denúncias de violência doméstica cresce 47% em Brusque
Missões Urbanas oferecem abrigo e oportunidade de ressocialização para dependentes químicos
Popper salienta a possibilidade da presença de um QR Code, interligado com o Google Maps. Com o serviço seria possível consultar a localização do parque.
Nas próximas semanas, o modelo de trabalho adotado com os alunos será definido em debates com representantes das três áreas. Os álbuns serão destinados a estudantes do ensino fundamental. Nas legendas, os estudantes poderão conhecer detalhes dos artistas com trabalhos expostos no parque.
Oportunidade de interação
O material, segundo a secretária de Educação, Eliani Buemo, era pensado desde o fim do ano passado. Para a secretária, os álbuns também são uma forma de divulgar o espaço, um dos pontos turísticos mais procurados do município.
Eliani afirma que a interação dos alunos com o espaço já era uma vontade antiga. Segundo ela, as possibilidades de exploração das esculturas com material de pesquisa e educação poderiam ampliar a experiência dos estudantes com o parque. “Ele é muito visitado, tem um apelo pela localização. É uma oportunidade de aproximar os estudantes com as obras e a arte como um todo”.
Veja também:
Vários bairros de Brusque estão há cinco dias sem água
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Veículo acidentado é abandonado na Via Expressa, em Blumenau
A avaliação é semelhante com a do diretor do parque, Ivo Marchi. Segundo ele, com o lançamento do álbum, a tendência é de uma maior valorização do espaço público e uma interação maior. Durante o ano, afirma ser comum a visita de professores de Artes ao Parque das Esculturas para alguma atividade pontual.
Para ele, a iniciativa é um incentivo à busca por informações sobre os artistas e outros trabalhos. “Acho que vai despertar um interesse maior deles em conhecer. Figurinhas são um fenômeno, e eles já terão tudo ali”.
A expectativa de Marchi é que o parque se torne um ponto de encontro para trocas das figurinhas e interação entre os estudantes. Outro reflexo esperado por ele é o maior conhecimento das famílias sobre o espaço público. De acordo com ele, o fluxo de delas no local durante os finais de semana são comuns, mas devem aumentar.