Efeitos da pandemia: psicóloga presta apoio aos servidores da Prefeitura de Brusque
Objetivo é evitar que profissionais desenvolvam problemas crônicos
Pensando na saúde mental dos servidores, uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Brusque busca prestar apoio emocional em meio à pandemia da Covid-19.
A psicóloga que atua na secretaria, Helena Vanessa de Souza, explica que a iniciativa surgiu a partir de uma preocupação com o estado emocional dos servidores neste período em que houve um aumento na procura pelos serviços oferecidos pela pasta, somado à preocupação de contrair o novo coronavírus, apesar do uso de equipamentos de proteção individual.
A profissional diz que em situações como esta é preciso estar atento aos sinais de estresse e ansiedade e à forma como o corpo se comporta. A longo prazo, o quadro pode evoluir para a síndrome de burnout, conhecida como esgotamento profissional.
Com o trabalho realizado pela equipe, a intenção é prevenir que os servidores desenvolvam problemas crônicos. “Num primeiro momento talvez a gente não perceba os resultados, até porque estão vivendo um momento muito particular. É importante tomar cuidado porque vai ter um pós-pandemia. Quando a poeira baixar, talvez apareçam alguns sintomas que o corpo não demonstrou”, explica a profissional.
A psicóloga esclarece que no momento não é feito atendimento clínico com os funcionários, mas que existe uma abertura para que eles conversem caso sintam necessidade e que esta possibilidade já traz resultados positivos porque demonstra preocupação e cuidado. Além disso, a equipe também procura animar o ambiente para diminuir a tensão que o trabalho traz.
Para o futuro, a ideia é criar grupos de reflexão e promover encontros presenciais, que no momento não são adequados devido à pandemia.
A psicóloga também fez um perfil na rede social Instagram para publicar dicas e informações a respeito da saúde mental. Lá, os servidores interagem e há participação de outras usuários. O objetivo é que a mensagem seja levada adiante e não fique somente entre um pequeno grupo.
Helena avalia que a iniciativa tem dado certo. Muitos servidores respondem às postagens e acabam conversando com ela de forma virtual, já que durante o horário de trabalho não é possível na maioria das vezes.