Elaboração do plano de gestão de resíduos sólidos inicia em Brusque; saiba como vai funcionar
Empresa tem 60 dias para apresentar um diagnóstico da situação atual do município em relação aos resíduos
A empresa Ampla, de Florianópolis, deu início ao trabalho de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos de Brusque. A empresa foi a vencedora da licitação e tem um prazo de seis meses para entregar o documento que vai nortear a gestão dos resíduos no município.
A primeira fase do trabalho iniciou na semana passada, quando profissionais da empresa estiveram em Brusque para entender como é a gestão dos resíduos na cidade atualmente.
A engenheira sanitarista e ambiental da Ampla, Camila Januário, visitou o aterro da cidade, as unidades básicas de saúde e também pontos onde são realizados descartes irregulares de lixo, além de conhecer como é feito o serviço de limpeza urbana e de coleta domiciliar e seletiva em Brusque.
A partir dos registros feitos na cidade durante os dois dias de visita, a engenheira fará um diagnóstico sobre como funciona a gestão dos resíduos na cidade atualmente. O documento deve ser entregue em 60 dias.
“A empresa vencedora da licitação gostaria de entender como é o gerenciamento hoje em Brusque para conseguir elaborar as propostas do nosso plano dentro da nossa realidade. A engenheira conheceu o contrato de concessão do município com a Veolia (antiga Recicle) e também visitou pontos estratégicos para poder coletar as informações necessárias para o diagnóstico”, explica a assessora de estudos ambientais da Secretaria de Infraestrutura Estratégica, Francielle da Carmino Marchi.
De acordo com ela, o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos está determinado em lei federal e, por isso, todos os municípios precisam ter o documento atualizado.
“Essa política nacional definiu que todos os municípios precisam ter o plano. Este documento define as ações de como o município vai se portar mediante o gerenciamento desses resíduos, vai definir as regras e as políticas adotadas em relação a este tema”.
Além do diagnóstico da situação atual, a empresa vencedora da licitação tem seis meses para elaborar a concepção do plano de gestão integrada de resíduos, a proposta de prognóstico da gestão do plano e, por fim, o plano de gestão integrada de resíduos sólidos de Brusque, que será discutido em audiência pública no segundo semestre.
“O plano é muito importante para definir várias ações relacionadas aos resíduos. Um exemplo é a questão do descarte irregular. Hoje temos vários pontos na cidade, principalmente de resíduos de construção, que a população não sabe para onde levar, muitos desconhecem que é preciso contratar a caçamba, e o plano de resíduos vem para definir essa e outras ações que não estão implementadas no município ainda”.
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