X
X

Buscar

Eleição deste ano será a primeira 100% biométrica na região de Brusque

Expectativa é que voto demore um pouco mais, porém Justiça Eleitoral está preparada

A eleição deste ano será a primeira da história com praticamente 100% do eleitorado de Brusque, Guabiruba e Botuverá com biometria. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 99,88% das pessoas aptas a votar nas três cidades têm o cadastro.

São 99.965 eleitores cadastrados nas zonas eleitorais 86 e 5, que abrangem os três municípios. Deste total, somente 115 pessoas não votarão com biometria. Só Brusque conta com 81.374 votantes habilitados. Guabiruba tem 14.489 eleitores e Botuverá, 4.102.

Veja também:
Justiça determina retorno ao trabalho de dentista demitido pelo Prefeitura de Brusque 

Duas pessoas ficam feridas em acidente na rodovia Gentil Battisti Archer, em Brusque

Brusque sofre com falta de vacinas contra meningite

O grande número de eleitores com biometria representa um desafio a mais para a Justiça Eleitoral. “Na última eleição, de 10%, 15% tinham biometria, neste ano praticamente 100% têm. A votação tende a ser mais demorada pela biometria e pelo número de candidatos”, diz o chefe de cartório da 86ª Zona Eleitoral de Brusque, Guilherme Benedet.

Nas eleições de 7 de outubro, o eleitor escolherá seis candidatos: presidente, governador, deputado federal, deputado estadual e dois senadores. Em 2016, ano em que a biometria já começava a funcionar, eram só dois cargos (prefeito e vereador).

Benedet diz que o voto por eleitor deverá levar um pouco mais de tempo, porém, a Justiça Eleitoral se preparou para a demanda. Todos os presidentes de mesa e 1º mesários passaram por capacitação presencial, e os 2º mesários e secretários tiveram curso na modalidade à distância.

O voto com a biometria é quase igual ao já tradicional. A única diferença é que, antes de se dirigir à cabine de votação, o eleitor coloca o dedo na máquina, para que a urna seja liberada para o voto.

Urnas
Benedet informa que as urnas eletrônicas já chegaram em Brusque. São mais novas do que as de 2016, quando o modelo usado era de 2010. Neste ano, os equipamentos são de 2015.

As urnas foram configuradas nesta semana. O processo consiste na inserção dos nomes dos candidatos, dados dos eleitores da respectiva seção eleitoral e outras informações de sistema. Ele destaca que os equipamentos foram lacrados, com númeração única, para garantir a segurança do pleito.

Veja também:
Familiares relembram trajetória de Ginoca, conhecido pelo alegria e pelo trabalho 

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Ciclista perde controle e cai em ribanceira de 20 metros, em Blumenau

No dia 1º de outubro, a Justiça Eleitoral realizará auditoria, ou seja, conferência, de todas as urnas. Depois, antes do primeiro turno, em 7 de outubro, haverá uma terceira verificação.

As urnas serão distribuídas somente no sábado, 6, véspera das eleições. A princípio, segundo o chefe de cartório, o transporte será feito normalmente. A escola policial só será solicitada em casos excepcionais.

Passo a passo do voto biométrico

  1. Eleitor apresenta o documento oficial com foto (obrigatório); o título de eleitor não é obrigatório, embora seja importante para saber a seção;
  2. Eleitor coloca o dedo na máquina, caso tenha cadastro biométrico;
  3. Eleitor dirige-se à cabine de votação;
  4. Eleitor vota nos seis candidatos (presidente, governador, deputado federal, deputado estadual e dois senadores)