Eleição em Brusque: PL entra na Justiça em busca de mais tempo para propaganda eleitoral e pedido é negado
PL faz parte da coligação do candidato André Vechi
A Justiça Eleitoral negou um pedido do PL por mais tempo de propaganda no horário eleitoral da eleição em Brusque. A decisão do juiz Maycon Rangel Favareto foi publicada nesta terça-feira, 8. O PL é o partido do candidato a vice-prefeito Deco Batisti.
A sigla faz para coligação “Avança Brusque! Em Defesa da Liberdade”, encabeçada pelo candidato André Vechi (DC). Os partidos Democracia Cristã e Republicanos fazem parte da coligação, além do PL.
O horário eleitoral da eleição em Brusque é definido com base na representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados após as eleições de 2018. O PL pediu que o horário eleitoral fosse definido pela representatividade após as eleições de 2022.
O tempo de propaganda na imprensa é proporcional ao número de deputados federais. Os partidos que têm mais deputados no Congresso possuem mais tempo de propaganda. Em 2018, o PL (na época, PR) elegeu 33 deputados. Em 2022, foram 99 eleitos pelo partido.
Trata-se de uma distribuição de tempo proporcional a cada coligação. Levando em consideração que o PL elegeu o triplo de deputados em 2022, a coligação Avança Brusque! Em Defesa da Liberdade! poderia ser beneficiada com mais tempo se o entendimento fosse outro.
Reunião do plano de mídia
Na decisão, o juiz considerou que a reunião do plano de mídia para a eleição em Brusque contou com a participação das coligações de todos os candidatos a prefeito. A coligação Avança Brusque! Em Defesa da Liberdade! foi representada por dois participantes.
“Foi entregue aos participantes (coligações e imprensa) os relatórios gerados pelo sistema do horário eleitoral disponibilizado pelo TSE. Neste momento, caberia aos representantes das coligações impugnarem. As regras da reunião foram aprovadas por unanimidade”, menciona trecho da decisão.
Veja agora mesmo!
Desenvolvedor de Guiné-Bissau, na África, conheceu Brusque após contato no LinkedIn: