X
X

Buscar

Eleições 2016: Cinco locais de votação foram alterados em Brusque; conheça as modificações

Com isso, cinco locais que não receberam urnas em 2014 passam a ter seções eleitorais neste ano

O cartório eleitoral de Brusque informa que, nas eleições de outubro, cinco novos locais serão utilizados para receber as sessões de votação, no município. São duas escolas estaduais e três Centros de Educação Infantil (veja lista).

Um dos locais listado para receber sessões de votação é a escola Yvonne Olinger Appel, mas isso não acontecerá neste ano. Isso porque, segundo o chefe do cartório da 86ª Zona Eleitoral de Brusque, Guilherme Benedet, a escola não atingiu o número mínimo de 50 eleitores para que possa ser local da votação, que é estipulado pela Justiça Eleitoral; faltaram três.

Segundo ele, os novos locais de votação foram escolhidos com base em critérios técnicos, com objetivo de atender a demanda de alguns locais que não mais receberão as urnas eletrônicas. As alterações atingiram cinco locais.

Em alguns deles, o motivo é falta de acessibilidade, como o Seminário de Azambuja e a escola Augusta Dutra de Souza, os quais não possuem salas adequadas no térreo, só no segundo piso. Quem votava nesses locais passará a votar nos recém criados.

O espaço onde hoje está o CEI Hilda Anna Eccel (antigo Senac) estava previsto para ser local de votação nesta eleição, mas devido à indefinição sobre o término da obra, a Justiça Eleitoral optou por deixá-lo de fora, quando as alterações foram definidas, no começo deste ano.

Locais para justificativas

A 5ª Zona Eleitoral de Brusque informa que já estão definidos os locais que receberão as chamadas mesas receptoras de justificativas, espaços destinados exclusivamente ao atendimento, no dia da eleição, de quem está fora de seu domicílio eleitoral e quer justificar o voto.

Essas mesas ficarão na escola Feliciano Pires e no CEI Max Rodolfo Steffen. Em cada local haverá três urnas e quatro mesários atendendo exclusivamente os eleitores que forem justificar seu voto. Conforme o chefe do cartório da 5ª Zona Eleitoral, Carlos Neiva Peixoto, são urnas especiais, que foram programadas apenas para isso, e não se pode votar nelas.

Em Guabiruba também haverá uma dessas mesas receptoras de justificativas. Será na escola Professor João Boos, com três urnas e quatro mesárias, a mesma estrutura de Brusque.

A escolha dos locais, segundo Peixoto, se deve ao alto número de justificativas registradas neles na eleição de 2014, quando, segundo o cartório eleitoral, foram cerca de 700 no Feliciano Pires e no Cei Max Rodolfo Steffen, por exemplo. O objetivo é evitar a formação de longas filas.

Botuverá não terá um local específico para justificativa, porque, conforme os dados da Justiça Eleitoral, foram poucas as registradas no município nas últimas eleições.