Eleições 2018: Compare o perfil e as propostas dos candidatos à presidência da República
Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) estão no segundo turno
Os dois candidatos que chegaram ao segundo turno da corrida presidencial têm perfis diametralmente opostos: se por um lado Fernando Haddad (PT) é conhecido pela fala mansa e sem grandes exaltações, Jair Bolsonaro (PSL) frequenta seguidamente os noticiários por declarações polêmicas.
Na vida política também seguiram caminhos opostos: enquanto Bolsonaro, líder nas pesquisas, sempre defendeu causas conservadoras e mais à direita do espectro político. Haddad, por sua vez, sempre foi filiado ao PT e defendeu posições de esquerda.
Veja também:
Ciclone irá atingir Santa Catarina no fim de semana? Veja o que dizem os especialistas
Luciano Hang processa Miriam Leitão por danos morais após comentário no Twitter
Prefeitura de Brusque afirma que aumentará repasses hospitais em 2019
Também os cargos que ocuparam os diferencia: Bolsonaro foi vereador e deputado federal – este último por sete mandatos. Portanto, nunca ocupou um único cargo no poder Executivo. De outra feita, Haddad trilhou caminho com cargos executivos: foi assessor, ministro e prefeito de São Paulo, e nunca disputou uma posição para o parlamento.
No primeiro turno, o candidato do PSL quase liquidou a fatura, ao conseguir 46,03% dos votos válidos, contra 29,28 % do petista.
Nesta reportagem, O Município traz um histórico pessoal e profissional dos candidatos, assim como um comparativo de suas propostas, contidas nos planos de governo apresentados à Justiça Eleitoral, nas principais áreas, com base em compilação feita pela Agência Brasil e pelo jornal Valor Econômico. Acompanhe.
Jair Bolsonaro (PSL)
Nome: Jair Messias Bolsonaro
Idade: 63 anos
Naturalidade: Campinas (SP)
Ocupação: deputado federal
Escolaridade: Ensino Superior Completo
Candidato a vice-presidente: General Mourão (PRTB)
Coligação: PSL/PRTB
Histórico pessoal e profissional: Bolsonaro formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras. Serviu o Exército entre 1977 e 1988. Neste período, graduou-se na Escola de Educação Física do Exército.
A carreira política do candidato iniciou logo após ir para a Reserva. Em 1988, se elegeu vereador no Rio de Janeiro.
Em 1990 foi eleito deputado federal pelo antigo PPB, hoje PP, e foi reeleito sucessivas vezes, em todas as eleições disputadas, deste então.
Em 2018 Bolsonaro filou-se ao PSL para disputar as eleições, depois de ter flertado com outros partidos e ter permanecido por um tempo no PSC. Essa é a sua primeira disputa presidencial.
Fernando Haddad (PT)
Nome: Fernando Haddad
Idade: 55 anos
Naturalidade: São Paulo (SP)
Ocupação: professor universitário
Escolaridade: Ensino Superior Completo
Candidato a vice-presidente: Manuela D’Ávila (PCdoB)
Coligação: PT, PCdoB e PROS
Histórico pessoal e profissional: Formado em direito pela USP, graduou-se também em Economia pela mesma universidade. Construiu carreira acadêmica como professor.
Iniciou sua vida política com a filiação ao PT em 1983. O primeiro cargo público veio em 2001, quando foi chefe de gabinete em uma secretária de São Paulo.
Posteriormente, foi assessor no governo federal até chegar ao cargo de ministro da Educação, que exerceu por sete anos. O último cargo público ocupado foi o de prefeito de São Paulo, entre 2013 e 2016. Disputa a eleição presidencial pela primeira vez.
Veja também:
Justiça Eleitoral arquiva denúncia contra distribuição de jornal no dia de eleição em Brusque
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Motos batem de frente e três ficam feridos, em Blumenau