X
X

Buscar

Eleições 2018: prefeitos da região definem voto para presidente

Prefeitos da região de Brusque foram consultados por O Município a respeito de seus posicionamentos na eleição presidencial e há praticamente unanimidade quanto ao apoio a Jair Bolsonaro (PSL). A exceção é o prefeito de Brusque, Jonas Paegle (PSB), o qual, embora tenha um discurso bastante inclinado a votar no candidato do PSL, afirma que […]

Prefeitos da região de Brusque foram consultados por O Município a respeito de seus posicionamentos na eleição presidencial e há praticamente unanimidade quanto ao apoio a Jair Bolsonaro (PSL).

A exceção é o prefeito de Brusque, Jonas Paegle (PSB), o qual, embora tenha um discurso bastante inclinado a votar no candidato do PSL, afirma que ainda não decidiu o voto, o que fará mais próximo do pleito.

Veja também:
Em 13 anos, população de Brusque contribuiu com mais de R$ 2,6 bilhões para o INSS

Dispersão de votos e quociente eleitoral: os desafios para os candidatos de Brusque

Os candidatos de Brusque no Facebook e o papel da internet nas eleições

“Por enquanto o que a gente vê aí é o 17”, diz Paegle, em referência ao número do candidato. “Não tenho preferência no momento, como prefeito tenho que administrar a cidade, mas em contato com o pessoal, o empresariado, a gente vê o 17 mais presente”, continua o prefeito.

“A gente vai pender talvez para isso, mas não é definitivo”. Paegle diz que está esperando que outros candidatos despontem na disputa – cita Geraldo Alckmin, Alvaro Dias e João Amoêdo -. “A gente fica esperando alguma reação deles. Estamos na expectativa para decidir lá no final”.

Para Paegle, o presidente eleito definirá o rumo dos municípios, sobretudo na questão da liberação de recursos para obras. O prefeito acredita, já conjecturando um segundo turno entre Bolsonaro e Fernando Haddad (PT), que a eleição do primeiro trará mais facilidade de relacionamento com Brasília.

“O Peninha, deputado federal, está ligado diretamente a ele. Do outro lado, a gente não vê recurso nenhum, o Haddad não tem nenhuma ligação com os nossos políticos daqui”, opina.

Já os prefeitos de Botuverá e Guabiruba, José Luiz Colombi, o Nene (MDB), e Matias Kohler (PP), são mais enfáticos: consultados sobre quem apoiam para ganhar a faixa presidencial, não titubeiam em falar o nome de Bolsonaro.

Nene, inclusive, esteve na semana passada em Ibirama, ocasião em que assinou um documento de prefeitos do MDB em apoio ao presidenciável, iniciativa capitaneada pelo deputado Peninha.

Nene afirma que, apesar do partido ter candidato, o MDB de Santa Catarina “não acredita” na cúpula do partido em Brasília, tanto que o deputado Mauro Mariani, candidato do partido ao governo do estado, votou pela abertura de investigação contra o presidente Michel Temer.

Veja também:
Eleitores não podem ser presos partir desta terça-feira

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Confira os preços das comidas e bebidas da Oktoberfest Blumenau 2018

“De mesmice estamos cansados, se é pra mudar tem que ter uma pessoa de coragem, os outros candidatos iriam continuar tudo como está, não se teria as mudanças necessárias, o Bolsonaro vai fazer as mudanças que precisa”, opina o prefeito de Botuverá.

Matias Kohler (PP), prefeito de Guabiruba afirma apoiar Bolsonaro porque, “no sistema atual, talvez seja a única candidatura que possa representar alguma mudança em relação aos conchavos e todos esses acordos que são comuns, e que acabam só defendendo os interesses dos partidos e não da sociedade”.

Kohler afirma que “apesar dele ter um comportamento muitas vezes agressivo para muitos, e eu vejo apenas como sincero, nesta linha me representa melhor naquilo que eu sonho para o Brasil daqui para frente”.