Eleições repercutem na Câmara de Brusque

Vereadores ocuparam maior tempo da sessão para agradecer os votos e avaliar o resultado das urnas

Eleições repercutem na Câmara de Brusque

Vereadores ocuparam maior tempo da sessão para agradecer os votos e avaliar o resultado das urnas

A sessão da Câmara de Vereadores de Brusque foi dedicada quase que exclusivamente para repercutir o resultado das eleições de domingo. A maior parte dos vereadores usou seu tempo como líderes de partido ou como inscritos para o uso da palavra para agradecer os votos recebidos e também analisar o resultado das urnas.

Três dos novos vereadores eleitos, inclusive, acompanharam a sessão: Marcos Deichmann, Léo e Cleiton Bittelbrunn e foram parabenizados pelos vereadores.

O presidente da Câmara, Roberto Prudêncio Neto (PSD), que concorreu como candidato a vice-prefeito na chapa de Jadir Pedrini (PROS), desejou sucesso aos eleitos e pediu a união do Executivo e Legislativo no próximo governo. “Que todos os vereadores, o prefeito e o vice eleitos façam um excelente trabalho. Tenho certeza que ninguém governa sozinho. Vamos trabalhar juntos, de mãos dadas, Executivo, Legislativo, população e entidades para governar da melhor maneira possível nossa querida Brusque”.

Moacir Giraldi (DEM), que foi candidato a vice-prefeito ao lado de Jones Bosio, agradeceu os votos recebidos e também a todos que trabalharam em sua campanha. Ele também comentou os ataques que sofreu pelas redes sociais, principalmente da página do Facebook Lava Jato Brusque, a qual já foi retirada do ar após pedido da juíza eleitoral aos administradores da rede social. “As pessoas se esquecem que os candidatos têm família. Espero que haja justiça e que esses covardes que se escondem em fakes sejam punidos”.

Ivan Martins (PSD), um dos vereadores reeleitos, diz que esta foi a campanha mais difícil que já participou, principalmente devido à redução do tempo e também à situação político-econômica do país. Ele também criticou os eleitores que votaram nulo ou em branco. “Só tem direito de cobrar aqueles que participam do processo eleitoral e escolhem seus candidatos. Não podemos nos abster, a eleição é um momento importante”.

Após cinco mandatos, Dejair Machado (PSD) não conseguiu se reeleger. Em seu pronunciamento, ele agradeceu os votos recebidos e diz que a partir de dezembro se afasta definitivamente da política. “Em todos esses anos como vereador, acredito que fiz a minha parte. Acredito que não soube parar na hora certa”.

Projetos

Foram aprovados dois projetos. O primeiro, que altera partes do projeto que criou o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FHIS) e instituiu o Conselho Gestor do FHIS, passando a responsabilidade de sua gestão para a Secretaria de Assistência Social e Habitação; e o segundo, que revoga a lei que denominou a rua Hercilio Barni como Antônio Alexandre Schaadt, e reestabelece a vigência da lei que denominou a rua como Hercilio Barni, novamente.

Requerimentos e moções

Os vereadores também aprovaram cinco requerimentos e mais duas moções. Entre elas, a que pede que a secretária de Educação, Gleusa Fischer, vá até a Câmara de Vereadores para explicar como funciona o programa Fila Única, instituído na semana passada. Também foi aprovado a entrega de comenda de mérito para a Comunidade Bethânia, Coral da igreja Luterana de Brusque, Acapra e também a Wilmar Domicio de Sousa, pelos serviços prestados no Grupo de Futsal do Clube Guarani.

Também foi aprovada o envio de moção aos deputados estaduais, a Secretaria de Estado da Administração, a Casa Civil, a Secretaria de Planejamento e Segurança Pública, a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, ao governador Raimundo Colombo e ao comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, solicitando o aproveitamento dos aprovados no concurso da Polícia Militar e também a prorrogação da validade do concurso.

Os vereadores também aprovaram moção para Rogério Gamba, que se aposentou após ocupar o cargo de diretor da Câmara até segunda-feira, 3.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio