Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Eleitor catarinense está confuso: quer renovação mas indica que votará em veteranos

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Eleitor catarinense está confuso: quer renovação mas indica que votará em veteranos

Raul Sartori

Contradição do eleitor
O eleitor brasileiro e catarinense está confuso. Ao mesmo tempo que diz querer a renovação, conforme indicam as pesquisas, opta por políticos veteranos quando questionado sobre sua intenção de voto. No plano federal, por exemplo, Jair Bolsonaro (PSL), que vem liderando as pesquisas, é deputado federal desde 1990. Sem contar que já transitou por nove partidos e tem três filhos que são deputados.

Partido Novo
SC vai conhecer os candidatos a deputado federal pelo Partido Novo neste sábado, quando será realizada a convenção estadual da legenda. Das 35 pessoas que participaram da pré-seleção, 18 se tornaram pré-candidatos e, agora, 16 candidatos irão representar 13 cidades do Estado no pleito do dia 7 de outubro. A boa novidade deste partido é que ele não utiliza os fundos eleitoral e partidário e tem uma metodologia própria de escolha dos candidatos: todos passaram por um processo seletivo bastante parecido com as seleções realizadas em grandes empresas.

Omissão
A estatal Companhia Hidromineral Caldas da Imperatriz (Hidrocaldas) deixou vencer, por completa omissão, em 2014, os valores (não revelados) da cessão de fornecimento de água termal, em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, para o Hotel Plaza Caldas. A descoberta foi feita pelo Tribunal de Contas, que deu prazo de 95 dias para a empresa se explicar. Perguntar não ofende: que competência tem o Estado para administrar e ser dona de um negócio desses, sem entender bulhufas e não dar lucro algum? Não seria melhor privatizar?

“Não é não”
Uma decisão confirmada pelo TJ-SC deixou claro que homem precisa entender que “não é não”. No caso, um comerciante ambulante foi condenado à pena de três anos de reclusão, em regime inicial semiaberto porque, ao oferecer frutas e verduras em uma residência, abusou sexualmente de uma mulher. Mesmo após repelido, agarrou a vítima pela cintura e passou a mão em suas partes íntimas. O assédio só não continuou porque a vítima gritou para seu filho, que estava em outro cômodo da casa, e interrompeu o ataque.

Gênero
O PSOL ajuizou, no Supremo Tribunal Federal, arguição de descumprimento de preceito fundamental contra leis dos municípios de Petrolina e Garanhuns, em Pernambuco, que aprovaram o plano municipal de educação que veda políticas de ensino com informações sobre gênero. O Psol de SC não manifesta o mesmo ímpeto contra leis municipais de Criciúma e Jaraguá do Sul que proíbem qualquer temática relacionada a tal ideologia no âmbito educacional municipal. Mas, o que é isso? Seus defensores dizem que não existe apenas o gênero “masculino” e “feminino”, mas um espectro que pode ser livremente escolhido pelo indivíduo. Mas tudo tem seus limites. Exigir que crianças façam a “escolha”, como querem alguns ativistas, é um exagero.

Respeito, só respeito
Bem que os médicos e odontologistas não precisariam de uma lei federal, como propõe projeto em tramitação no Congresso Nacional, para respeitar seus pacientes. O projeto obriga a colocarem por extenso em letra manuscrita legível ou texto impresso, nas prescrições, a posologia e a forma de uso dos medicamentos, além de sua Denominação Comum Brasileira (DCB) ou, na sua falta, a Denominação Comum Internacional (DCI).

Heróis da Pátria
O piloto de automobilismo Ayrton Senna pode ter seu nome incluído no Livro dos Heróis da Pátria, conforme projeto em análise no Congresso Nacional. O livro é composto por páginas de aço e está guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. Entre os homenageados estão nomes como Anita Garibaldi, Tiradentes, Heitor Villa-Lobos e Zumbi dos Palmares.

Classificação indicativa
Mesmo diante de protestos, o governador de São Paulo, Paulo França, sancionou lei que institui a classificação indicativa em mostras de arte visuais e exposições, desde livre ou não recomendada para menores de 10, 12, 14 16 e 18 anos. SC pode ser o segundo Estado a ter uma lei assim. Está em tramitação na Assembleia Legislativa. Não seria melhor o responsável legal pela mostra se autoclassificar de acordo com os critérios do Manual da Nova Classificação Indicativa, do Ministério da Justiça e disponível online?

Cerveja
Mais um evento cervejeiro está surgindo no calendário de SC: é o Pomerode Bierfest, de 7 a 9 de setembro, no Centro Cultura do município e com entrada gratuita. Estão confirmadas 16 cervejarias de Timbó, Blumenau, Pomerode e Jaraguá do Sul estarão presentes.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo