X
X

Buscar

Em 2020, salas de cinema do país serão obrigadas a oferecer acessibilidade para surdos e cegos

Acessibilidade A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, que há dias esteve em Florianópolis, anunciou entre os planos do governo federal para 2020 a acessibilidade obrigatória nos cinemas. A partir do dia 1º de janeiro todas as salas de cinema do país serão obrigadas, sob pena de multa, a oferecer aparelhos […]

Acessibilidade
A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, que há dias esteve em Florianópolis, anunciou entre os planos do governo federal para 2020 a acessibilidade obrigatória nos cinemas. A partir do dia 1º de janeiro todas as salas de cinema do país serão obrigadas, sob pena de multa, a oferecer aparelhos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Os campeões
O Datafolha fez pesquisa no Rio de Janeiro onde 62% dos entrevistados responderam que os políticos do Estado são os mais corruptos do Brasil; 32% discordaram. A coluna se pergunta: numa eventual pesquisa em SC, qual seria a percepção da corrupção da sua classe política entre a população? Uma resposta que mataria muito a curiosidade.

Prestando contas
O presidente do TJ-SC, desembargador Rodrigo Collaço, faz uma prestação de contas, na manhã desta terça-feira, 17, na sede da Associação Catarinense de Imprensa. Será acompanhado pelo presidente eleito do Judiciário estadual, desembargador Ricardo Roesler. Collaço destacará, em especial, a alta produtividade dos magistrados neste ano. Conseguiu mandar quase que definitivamente, às calendas, a imagem de que a justiça (pelo menos a nossa, catarinense) é tarda e falha.

Luxo e lixo
O escritor Deonísio da Silva dá seu pitaco no cardápio artístico-musical de Palhoça para sua festa de réveillon, onde, dependendo do gosto musical, se tem luxo e lixo. Lamenta que seja obra típica de administração municipal que quando convida escritores diz que não há verba nenhuma e que devem palestrar de graça, de preferência doando seus livros. Puríssima e triste verdade.

Troca turística
O “Estadão” deu a maior força para Balneário Camboriú em reportagem, dias atrás, incitando seus leitores a, sem nenhum remorso quanto a atrativos, além de ficar muito mais barato, trocar Orlando e Miami, na Florida (EUA) pelo destino turístico catarinense e o Beto Carrero World, na vizinha de Penha.

Herança
A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) está na expectativa quanto a aprovação, antes do recesso do Congresso, de um projeto seu há muito necessário: concede herança a casa de residência para idosos caso o morador não tenha herdeiros ou se os sucessores abrirem mão.  O Código Civil determina que os bens são revertidos para o Estado na falta de herdeiros. Pelo projeto, ficarão para a entidade responsável por programa de institucionalização de longa permanência que tenha assistido o dono dos bens como pessoa idosa nos últimos dois anos de vida.

Bois
O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi, no Maranhão, recebeu semana passada o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o que lhe dá notoriedade e visibilidade em todo o mundo. E nós, em SC, ainda temos que conviver com a irracional, vergonhosa e violenta farra do boi!

Destino venezuelano
Itapiranga, no extremo-oeste de SC, tem sido tão acolhedora com imigrantes venezuelanos que todo dia chega lá gente do país caribenho. Já são 700 vivendo na cidade, mas só 300 de forma legal. Todos precisando de tudo para reiniciar suas vidas.

Pelos outros
Saber que existe essa gente é um sopro na alma. Pelo quinto ano consecutivo, o projeto Nós na Rua vai distribuir marmitas para pessoas em situação de rua de Florianópolis. A iniciativa é de Maria Fernanda Santiago, que conta com uma equipe de amigos voluntários. Ano passado foram mais de 400 marmitas distribuídas. Este ano, o grupo estima conseguir alcançar 500. Quem quiser ajudar basta ligar para (48) 99605-8035.

Quem é?
Muitos leitores deste espaço podem se perguntar: quem é MC Gui? Pois saibam que foi o nome mais pesquisado pelos brasileiros no Google em 2019. O funkeiro de 21 anos lidera o balanço de personalidades mais buscadas no país, à frente do presidente Jair Bolsonaro, em segundo, e do jogador Neymar, em quinto no ranking. A lista serve como termômetro para medir o interesse de brasileiros na internet sobre temas variados.