X
X

Buscar

Em alguns municípios, mais de 50% dos funcionários públicos são filiados a partidos

Aparelhamento Um a cada três funcionários públicos municipais é filiado a partidos políticos, conforme pesquisa do instituto paulista Insper. Um dos exemplos citados no estudo é a Operação Seival, em SC, envolvendo servidores apadrinhados de políticos que teriam sido favorecidos em concursos públicos, como acesso prévio aos quesitos pelos quais seriam avaliados nas provas. A […]

Aparelhamento
Um a cada três funcionários públicos municipais é filiado a partidos políticos, conforme pesquisa do instituto paulista Insper. Um dos exemplos citados no estudo é a Operação Seival, em SC, envolvendo servidores apadrinhados de políticos que teriam sido favorecidos em concursos públicos, como acesso prévio aos quesitos pelos quais seriam avaliados nas provas. A proporção de funcionários ligados a partidos em algumas cidades chega a 50% do total, afirma o estudo.

O que aconteceu?
Vários deputados estaduais se perguntam, boquiabertos, depois de ouvirem o secretário da Fazenda, Paulo Eli, semana passada, pintando um quadro catastrófico nas finanças do estado, o que aconteceu, principalmente com ele. O mesmo Paulo Eli esteve lá, em dezembro, anunciando várias medidas saneadoras e agora fala em calamidade financeira.

Veja também:
Crise hídrica: por que Brusque tem dificuldade na distribuição de água

Tribunal de Justiça manda soltar Everson Clemente, dono da Múltiplos

Médico da Prefeitura de Brusque responderá processo administrativo por problemas no registro do ponto

 

Contraponto
A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) critica estudo do Tribunal de Contas do Estado que sugere a reversão das emancipações de 105 dos 295 municípios de SC que têm menos de 5 mil habitantes. Aponta a complexidade do apontamento tendo em vista que não querem voltar aos municípios-mãe porque quando lá estavam (como distritos) eram abandonados. Faz sentido.

Pizza 1
As velhas raposas da política ficaram muito preocupadas – poderia respingar nelas – com o ímpeto que a CPI da ponte Hercílio Luz estava tomando no Legislativo estadual, e mesmo antes de ser instalada tudo foi ajeitado de uma forma tal, quanto à sua condução, que já sentiu-se cheiro de pizza no ar. A conferir.

Pizza 2
Seu presidente, o deputado Marcos Vieira (PSDB), prometeu: “Vou ser o mais isento, o mais responsável e o mais transparente possível na condução dos trabalhos dessa CPI, em favor da sociedade catarinense”. Não se espera nada diferente disso, embora seja realmente desafiador saber porque apesar de já ter consumido mais de R$ 700 milhões, a recuperação da ponte ainda não foi concluída após mais de três décadas.

Responsabilidade civil
O plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu anteontem que os governos estaduais tem responsabilidade civil pelas atividades de cartórios. O julgamento foi de recurso interposto pelo governo de SC, condenado, pelo TJ-SC, a indenizar um cidadão em decorrência de ato praticado por cartório. O entendimento é que o estado, na condição de delegante daqueles serviços, responde objetivamente pela reparação de eventuais danos. A matéria tem repercussão geral reconhecida.

Civismo 1
Alguns dos 17 leitores deste espaço são do tempo em que se reverenciava a bandeira brasileira. Ela ficava no lugar mais nobre de cada sala de aula. Chegava-se a fazer continência. Todos sabiam entoar o hino nacional, e orgulhar-se disso. Desgraçadamente, hoje, pedir a um estudante que o cante pode até dar um processo por “insuflação política-ideológica”, ou outra asneira do mesmo quilate.

Civismo 2
Pergunte-se a qualquer pessoa de bem e se terá a resposta: a quase totalidade quer ver seus filhos e netos cantando o hino nacional nas escolas, perfilados e até filmados. O engraçado é que a grande maioria dos articulistas da mídia brasileira veem a prática em muitos países, até em Cuba, mas aqui a encaram como “doutrinação”.

Veja também:
Protetor de Brusque afirma que não tem condições de cumprir ordem judicial para realocar animais 

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

PRF diz que telefones do posto de Blumenau não têm identificadores de chamadas

Brasil-Itália
O deputado federal Rodrigo Coelho (PSB-SC) integra o Grupo Parlamentar Brasil-Itália, reinstalado esta semana na Câmara dos Deputados. Quer resgatar e fortalecer a cultura italiana entre os brasileiros por meio de parceiras com os “círcolos italianos”.

Epidemia
Cerca de 70 mil pessoas são usuárias de crack em SC. Florianópolis tem registros de 50 pequenas cracolândias espalhadas pela cidade.

Democracia
De forma prioritariamente democrática serão escolhidos os membros que compõem o Conselho Deliberativo Escolar (CDE) nas 1.073 escolas estaduais de SC este mês. Para orientar às equipes escolares na organização e também para esclarecer dúvidas sobre o processo eleitoral, a Secretaria de Estado da Educação disponibilizou materiais online, entre eles vídeos. O CDE tem como compromisso contribuir com os profissionais das escolas em questões pedagógicas, administrativas e financeiras com o objetivo de tornar transparente e fomentar o envolvimento de todos no ambiente escolar.