Em apresentação, novo técnico do Brusque fala de continuidade do projeto

Evandro Guimarães inicia os trabalhos no quadricolor nesta terça-feira, 3

Em apresentação, novo técnico do Brusque fala de continuidade do projeto

Evandro Guimarães inicia os trabalhos no quadricolor nesta terça-feira, 3

O Brusque apresentou na manhã desta terça-feira, 3, o técnico Evandro Guimarães, que estava no Destroyers, da Bolívia, até a última sexta-feira, 30, quando anunciou sua saída. Ele traz consigo seu auxiliar João Paulo Santos, com quem trabalha desde 2016 e vai atuar junto com a comissão técnica fixa. O novo comandante do quadricolor tem contrato até o fim da Série C de 2020.

“O nome do Evandro foi inclusive passado para o Waguinho, que deu todas as referências positivas. As informações que temos dele são próximas, se encaixam no modo de trabalhar do Brusque, inclusive estilo de jogo, e do estilo do Waguinho”, comenta o presidente do clube, Danilo Rezini.

Evandro Guimarães foi vice-campeão com pernambucano em 2017 com o Salgueiro e vice-campeão baiano em 2015 com o Vitória da Conquista. No Destroyers, o time havia subido à primeira divisão da Bolívia com uma base e a perda de quatro jogadores importantes.

“Eles queriam um contrato até 2022, mas há muitas particularidades, com altitude, equipes que não jogam em altitude e precisam enfrentar adversários com esta questão a seu favor, é um campeonato muito difícil, competitivo, em transformação. Quatro clubes sem altitude, dez com. A equipe em que eu estava vai se desenvolver muito, com estrutura e um presidente muito bom, e a porta ficou aberta.”

Na Série C, competição que será o grande foco do quadricolor em 2020, Guimarães trabalhou em cinco oportunidades. Em 2017, ficou a um gol de levar o Salgueiro às quartas de final, e consequentemente ao jogo do acesso, e terminou no quinto lugar do Grupo A. No ano anterior, conseguiu a manutenção com a equipe.

Em 2018, em uma situação delicada da Juazeirense (BA), Evandro assumiu para salvar o Cancão de Fogo do rebaixamento, e não conseguiu. Com uma vitória, três empates e uma derrota, o clube acabou caindo para a Série D em 2019.

“Foi um pedido pessoal de ajuda do presidente do clube, que é meu amigo, eu já havia trabalhado no clube numa outra oportunidade. A Série C não tem muita margem de erro. Ou você está próximo do G4 do seu grupo ou você está muito próximo da zona de rebaixamento. Aí que você vê o perfil da equipe, o trabalho na dificuldade”, comenta.

Quem trabalhou com a equipe nos treinamentos após a saída de Waguinho Diasfoi Jerson Testoni, que assumiu o cargo de técnico interinamente. Na visão do novo treinador do Brusque, uma integração com a comissão técnica fixa, que conhece muito bem o elenco. “Temos que ouvi-los bastante, com muita ajuda das duas partes e aproveitar tudo que tem sido feito aqui.”

Adepto de um futebol ofensivo, Evandro Guimarães herda uma equipe que utilizava ataque total em várias de suas partidas. “É necessário um equilíbrio. De nada adianta se dizer ofensivo e o jogo ser 4 a 3, 5 a 5. Você tem que ter um equilíbrio para agredir bem e defender bem. Eu gosto de equipes ofensivas, mas você tem que ter esta característica nos atletas. O Brusque já tem uma vantagem, porque tem esse perfil. No Salgueiro, quando cheguei, era um time muito reativo, como dizem hoje. Fomos mudando aos poucos. Gosto de um time equilibrado, que joga pra frente, que toca muito a bola.”

A ideia é que o técnico comande o Brusque na Série C de 2020, e Guimarães quer chegar ao fim do contrato, mas afirma que está ciente das dificuldades. “Contrato de treinador é ganhar jogo. Temos que pensar em vitórias, em ter uma sequência boa, em dar continuidade ao projeto, é para isso que nós viemos. Sabemos, entendemos que vai ser difícil, mas quero cumprir o contrato e mantenho esse perfil, de cumprir contratos.”

O auxiliar técnico João Paulo Santos também desenvolverá trabalhos de análise de desempenho. É preparador físico e advogado, possui formação em cursos da CBF e de análise de desempenho. Chegou a dirigir o Salgueiro em 12 partidas após a saída de Evandro Guimarães em 2012.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo