X
X

Buscar

Em Brusque, Corrida Rústica da PM reúne 600 atletas em sua quarta edição

Saída foi da sede do 18º Batalhão, no bairro Santa Terezinha, neste domingo

Corredores ou entusiastas do esporte de diferentes regiões do estado vieram para a 4ª Corrida Rústica da PM, organizada em Brusque na manhã deste domingo, 20. Ao todo, foram 560 inscrições para as duas provas adultas, com extensão de cinco e 10 quilômetros. Antes da largada, crianças com até 10 anos tiveram a chance de mostrar sua velocidade na primeira Corrida Kids.

A atividade deste ano foi alusiva aos 183 anos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e nove do início das atividades do 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Brusque. A programação teve como coordenador o chefe da Seção de Educação Física e Desporto (Sefid) da Unidade, 2º tenente Brauner Justino Arcaro Filho.

De acordo com o sargento Murilo Wilke, membro da organização, além dos 560 adultos, cerca de 43 crianças participaram da programação. Com a possibilidade de participação de diferentes idades, o evento se tornou uma programação familiar.

As amigas Arivesia Cardoso, 52, e Ilse Santana, 52, aguardavam a largada com aflição. Rente à grade e nas primeiras filas, elas faziam sua estreia na modalidade. Elas vieram de Canelinha, em um grupo de 11 pessoas, todos colegas de academia. “Entre a espera depois da inscrição e a de agora, acho que esta é a pior parte”, brinca Ilse.

Vinicius de Oliveira, 5 anos, apreciava a medalha ganha com a participação na prova infantil, enquanto o pai, Rodrigo, terminava os aquecimentos para correr cinco quilômetros entre os adultos. A família veio de Penha para sua primeira participação no evento.

Antes dela, Rodrigo havia participado de outras três provas semelhantes. A integração de Vinícius com o ambiente da rústica é destacada pelo amigo da família e sargento Valter Xavier. “É bom para ele ir pegando gosto pelo esporte”.

Brusquenses na corrida
Na família do bairro Dom Joaquim, Vinícius, 15, e a mãe Isabel Bambineti, 47, a experiência se inverte, quando o tema é corrida. Enquanto o jovem vem de uma intensa rotina de atividades esportivas no colégio e acumula quatro corridas antes da prova, ela fazia sua estreia em competições. As primeiras experiências com a corrida começaram em novembro, motivadas pela tentativa de melhorar a qualidade de vida, o sono e a saúde.

O esporte surgiu para ela como um aliado no controle do peso. Até começar a correr, afirma, a prática de atividades esportivas não fazia parte da rotina de Isabel. A proximidade da família com a corrida, também serviu de estímulo. “Tem que ter vontade. Se eu consegui, qualquer um consegue”.

Só entre os corredores membros do Grupo de Corrida do Bay, mais de 60 pessoas participaram da atividade. Para o coordenador do grupo, professor e preparador físico, José Armando Vasquez Soto, o Bay, o evento é aguardado por boa parte do grupo e parte importante nos treinamentos.

Segundo ele, a corrida de rua vem ganhando popularidade em Brusque. O modelo adotado na rústica, avalia, serve tanto de estímulo para a prática esportiva, quanto de motivação aos praticantes mais experientes, pelo nível da competição.

Inspiração saudável
De Lages, Rejane Warling veio para a corrida rústica, mas não para correr. Ela torcia e comemorava pela participação do filho, Diógenes, cadeirante. Para ela, a participação é importante e agrega uma modalidade para o filho, praticante de esportes há quatro anos.

O paratleta compete em provas de arremesso de peso, mas se tornou presença frequente nas provas de rústica. Para correr, Willian de Lima e Ademir Dias revezam na condução da cadeira, atividade parte de um projeto existente há um ano na região.