X
X

Buscar

Em Brusque, governador Jorginho Mello assina oferta de 30 leitos de UTI pelo SUS no Hospital Imigrantes

Leitos estão divididos em neonatais, pediátricos e adultos

O governador Jorginho Mello (PL) assinou, na tarde desta segunda-feira, 29, a contratação de 30 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para oferta pelo SUS no Hospital Imigrantes, em Brusque. Tratam-se de dez leitos neonatais, dez pediátricos e dez adultos.

Acompanhado da secretária de estado de Saúde, Carmen Zanotto, o governador celebrou o contrato e disse que o objetivo da ampliação é atender as demandas da saúde pública do estado, levando em consideração os números de doenças e a ocupação dos leitos já disponíveis.

“Estou aqui para que possamos ampliar o número de leitos para atendimento das demandas que estão sendo muito grandes nessa época do ano, que agravaram com dengue, Covid-19 e outras doenças respiratórias. Estamos com as nossas UTIs praticamente todas ocupadas”, afirma Jorginho.

O evento foi marcado por diversos discursos e agradecimentos. Todos os deputados presentes falaram, incluindo os representantes do Imas e o prefeito interino André Vechi (DC), entre outros. O governador foi o último a discursar. Jorginho destacou o trabalho para oferta dos leitos.

Carmen Zanotto agradeceu ao secretário de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino, e à coordenadora da Comissão Intergestores Regional (CIR), Lígia Hoepfner, pelos trâmites para disponibilização dos leitos no hospital em poucos dias.

“Este hospital vai atender não só o município de Brusque, mas também a região como todo. Nós precisamos aumentar a oferta de serviços pelo SUS. Então, ter mais um hospital desse porte atendendo pelo SUS é importante para o estado e para cada um dos 295 municípios de Santa Catarina”, diz.

Secretária de estado de Saúde, Carmen Zanotto assina oferta dos leitos. Foto: Thiago Facchini/O Município

O presidente do Conselho Administrativo do Imas, Walmiro Martins Charão Junior, celebrou o contrato e disse que a disponibilização dos leitos no Imigrantes se trata do “jeito de fazer saúde” pela administração do Imas, conforme pontuou.

“Ações como essa nos trazem a certeza que a qualificação e a preocupação com a saúde é uma realidade. Nós estamos aqui dentro com o que nos comprometemos, com nosso jeito de fazer a saúde, trazendo com confiança, resolutividade e celeridade essa colaboração com a saúde”, pontua.

Por fim, o diretor de Regulação e Implantação do Imas, Robson Schmitt, comentou a dificuldade com os leitos de UTI em Santa Catarina. Ele destacou também a ampliação de mais leitos em outras unidades do instituto pelo estado.

“Temos vivido essa escassez de leitos de UTI e nos solidarizamos com o governo Jorginho. Eles nos deram segurança para fazermos a oferta de 30 leitos. Serão também mais oito leitos em Araranguá e mais dez leitos na unidade de Sombrio, para que possamos amenizar o sofrimento e contribuir para que não tenhamos mais crianças aguardando em emergência”.

O governador ainda comentou outros projetos relacionados à saúde pública na cidade. Ele destacou também a ampliação do atendimento no Hospital Azambuja na área da cardiologia.

“Além do aumento do número de leitos de UTI com o Imas, com o hospital dando a contribuição para o SUS, temos também a questão da cardiologia no Hospital Azambuja, que agora vai atender todas as etapas. Antes, era só a fase inicial”, finaliza.

Diversas autoridades marcaram presença, incluindo os deputados estaduais Carlos Humberto Metzner Silva (PL), Egídio Ferrari (PTB) e Emerson Stein (MDB). A deputada federal Júlia Zanatta (PL) também esteve presente. Todos assinaram a contratação como testemunhas.


Assista agora mesmo!

Bolo de banana saudável: alternativa deliciosa e prática para sua rotina