Em Brusque, mais 7 mil eleitores estão sem biometria cadastrada; confira orientações

Número representa apenas 7,8% dos total de eleitores aptos a votar

Em Brusque, mais 7 mil eleitores estão sem biometria cadastrada; confira orientações

Número representa apenas 7,8% dos total de eleitores aptos a votar

Neste domingo, 3, os eleitores de Brusque vão às urnas decidir quem ocupará os cargos de prefeito e vice até o fim de 2024. No município, estão aptos a votar 95.403 pessoas, destas 88.208 estão com biometria cadastrada, ou seja, 92,2%.

O número de eleitores aptos se refere aos que estavam em dia com a Justiça Eleitoral até 5 de abril de 2023. Nesta data, se encerraram os pedidos de inscrição, alteração de dados cadastrais e transferência de domicílio.

Contudo, há 7.495 eleitores sem biometria, 7,8% do total. Apesar disso, eleitores aptos sem biometrias podem votar normalmente, segundo o chefe de cartório da 86ª Zona Eleitoral, Guilherme Capistrano Benedet.

Para votar, o eleitor que realizou o cadastramento biométrico e baixou o aplicativo e-Título poderá apresentá-lo para comprovar sua identidade.

Para quem não realizou o cadastramento biométrico, é necessário apresentar um documento de identificação com foto. Neste caso, são aceitos: carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, identidade social, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei e certificado de reservista.

A Justiça Eleitoral esclarece que não vale a certidão de nascimento e de casamento como comprovação de identidade na hora de votar.

Além disso, Brusque possui atualmente 13.159 eleitores com títulos cancelados e 860 suspensos. A situação eleitoral pode ser verificada no site www.tre-sc.jus.br, em Eleições, clique em “Tire suas dúvidas – Eleições 2022” e depois em “Situação eleitoral”, ou por meio do aplicativo e-Título. Em caso de dúvidas é possível consultar serviço de disque-eleitor 0800 647 3888.

Biometria

Nas eleições de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclareceu um boato de que quem não tiver feito a biometria não poderá votar nas Eleições Gerais. Em nota, ressaltou que a mensagem não era verdadeira.

Desde 2020, o cadastro biométrico está suspenso em todo o Brasil como forma de prevenção ao contágio da Covid-19. Além disso, o sistema passava por atualizações de softwares e equipamentos.

Contudo, o TSE determinou a retomada, pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), da coleta da biometria do eleitorado em todo o país a partir de dezembro de 2022, com a realização de testes preliminares feitos em parceria com o TRE do Distrito Federal. Portanto, neste ano, os TREs passaram a retomar o cadastro biométrico, visando as eleições de 2024.

Onde votar?

A consulta ao local de votação pode ser feita pelo aplicativo e-Título, no site do TSE ou pelo Disque-Eleitor — que também poderá ser utilizado para dúvidas gerais dos eleitores e funcionará no sábado, 2, das 9h às 19h, e no domingo, 3, das 7h às 20h.


Veja agora mesmo!

Russa conhece marido praticando inglês on-line e adota Brusque como lar:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo