X
X

Buscar

Em cinco anos, Corpo de Bombeiros atendeu mais de 160 incêndios em Brusque

Maioria das ocorrências foi em residências e estão relacionadas à eletricidade

Nos últimos cinco anos, o Corpo de Bombeiros de Brusque atendeu a 169 incêndios na cidade. De janeiro de 2018 a novembro de 2022, foram 62 incêndios em residências, 58 em veículos e outros 49 em empresas do município. Somadas, essas ocorrências resultaram em 10 vítimas, entre mortos e feridos.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Brusque, capitão Rodrigo Gonçalves Basílio, afirma que mais da metade dos incêndios registrados em residências e em empresas da cidade ocorreram por causas relacionadas à eletricidade.

“Na maioria das vezes, o que se observa são instalações elétricas mal dimensionadas ou mesmo o mau uso de dispositivos e equipamentos elétricos e eletrônicos”.

O bombeiro destaca que algumas ações, embora bastante simples, podem reduzir significativamente o risco de incêndios.

Em relação às instalações elétricas, é importante se certificar de que elas seguem os padrões indicados e que estão corretamente dimensionadas para o uso. “Evite o uso de plugues ‘T’ ou ‘benjamins’: não ligue diversos aparelhos em uma mesma tomada. Desligue aparelhos elétricos e eletrônicos sempre que sair de casa. Evite as populares gambiarras. Se precisar fazer a manutenção de rede, chame um eletricista”, orienta.

O capitão Basílio alerta ainda para o uso de computadores ou qualquer tipo de aparelho eletrônico sobre camas ou sofás, devido à possibilidade de superaquecimento. “Prefira as superfícies rígidas e não obstrua as entradas de ar dos aparelhos”.

O comandante dos bombeiros destaca também alguns cuidados a serem tomados em relação ao uso de cigarros, que podem evitar a ocorrência de incêndios.

“Certifique-se de que apagou o cigarro completamente antes de jogá-lo fora. Não abandone cigarros acesos sobre móveis e evite jogar bitucas de cigarro pela janela ou usar lixeiras ou outros recipientes como cinzeiros”.

De acordo com o capitão, é importante ter especial atenção ao fumar após ingerir bebida alcoólica, pois a atenção pode estar comprometida. Ele orienta ainda a não fumar em locais onde há produtos inflamáveis ou oxigênio encanado, pois existe risco elevado de explosão. “Prefira sempre fumar fora de casa”.

Outro fator que deve-se levar em consideração na hora de prevenir incêndio é o gás de cozinha, já que o vazamento pode causar explosões, incêndios ou até mesmo levar a vítima à morte devido à intoxicação.

“A negligência e a falta de manutenção dos equipamentos são as principais causas desses acidentes. Na dúvida, contrate um profissional para as intervenções necessárias”.

Outros cuidados

O capitão lista ainda outros cuidados importantes que devem ser levados em consideração para evitar incêndios

  • Mantenha as velas longe de materiais que possam pegar fogo, como papéis, cortinas e sofás, ou as substitua por lanternas;
  • Tenha atenção redobrada com o ferro de passar roupa e verifique se o retirou da tomada após o uso;
  • Não durma com a lareira acesa;
  • Não armazene materiais como álcool, gasolina, removedor, querosene, papéis, panos, acetona e óleos diversos junto a fontes de calor como fogão, fornos, motores, aquecedores, lâmpadas;
  • Caso resida ou trabalhe em um prédio, verifique se o local está regularizado perante o Corpo de Bombeiros e se os equipamentos de segurança contra incêndio estão instalados e em boas condições de uso. Caso contrário, cobre o síndico ou denuncie.

O que fazer em um incêndio

Capitão Basílio faz ainda algumas recomendações sobre o que fazer em caso de incêndio.

“Apenas tente apagar princípios de incêndio, pois o fogo pode se alastrar rapidamente, obstruindo a saída e colocando em risco a vida dos envolvidos”, diz.

O comandante explica que é possível apagar um fogo por resfriamento, usando água, por abafamento, com um cobertor grosso ou um pano úmido, ou por isolamento, retirando o combustível do incêndio.

“Caso não seja possível, abandone a edificação rapidamente e ligue para o número de emergência do Corpo de Bombeiros: 193. Se possível, desligue os circuitos elétricos e feche o registro da instalação de gás. Não permita que pessoas entrem no local das chamas”.

O capitão afirma que por mais difícil que seja, é fundamental manter a calma e seguir as instruções dos bombeiros, e principalmente, evitar a fumaça. “A maior parte dos acidentes mortais está relacionada com a inalação de fumaças tóxicas. Caso você esteja em um incêndio, ande agachado para um local seguro, pois a fumaça se concentra na parte superior do ambiente, e coloque um pano úmido no nariz para filtrar o ar”.

– Assista agora:
Confira dicas para decorar sua árvore de Natal e fazer laços decorativos