Em estande coletivo, 12 empresas batistenses participam de feira de calçados em São Paulo
Considerada uma das principais feiras da América Latina, Francal ocorreu de segunda a quarta-feira
Doze marcas de São João Batista dividiram o estande coletivo do projeto Moda Catarina, durante a 51ª Francal, em São Paulo. Considerada uma das principais feiras de calçados e acessórios da América Latina, o evento ocorreu de segunda-feira, 3, até quarta-feira, 5, no Expocenter Norte.
Promovido pelo Sebrae-SC, o projeto conta com o apoio do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb) e da prefeitura.
O projeto visa promover o desenvolvimento das empresas do segmento de calçados de São João Batista. E, para isso, a administração municipal dobrou o incentivo para viabilizar a participação das empresas no evento.
“Desde que assumimos em 2013, não medimos esforços para apoiar as ações do polo e principalmente dos micro e pequenos empresários”, salienta o prefeito Daniel Netto Cândido.
O presidente do Sincasjb, Almir Manoel Atanázio dos Santos, destaca que todo ano a entidade disponibiliza R$ 50 mil para que as empresas possam participar do projeto. “Acreditamos no potencial dos micro e pequenos empresários e lutamos para o crescimento destas empresas no município”.
O vice-presidente do sindicato, Levi Sottomaior, acrescenta que o polo calçadista batistense é marcado pela inovação. “É ele quem dita a moda, por este motivo, é importante a participação das pequenas empresas em feiras deste porte, até mesmo para ganharem visibilidade entre as grandes marcas de todo o país”.
Responsável pela organização do estande, a consultora do Sebrae-SC, Schirley Booz Sá, ressalta que o objetivo do programa é o fortalecimento da indústria do calçado de Santa Catarina.
“Há um esforço bem grande de todas as partes para que a gente esteja aqui. A participação em feiras deste porte é de fundamental importância para o nosso polo. É onde se gera mais trabalho, emprego, onde se passa essa época sazonal que é muito importante para as indústrias”, avalia. As inovações trazidas pelas empresas da cidade costumam atrair um bom volume de visitantes.
Bons resultados
O presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, afirma que a importância do polo de São João Batista na feira é inquestionável. Mas que é ainda maior dentro do cenário da indústria calçadista do Brasil.
“Temos acompanhado o crescimento do polo que se dedica muito à produção de qualidade e de design. Vocês, estando aqui, trazem orgulho e respeito para feira, porque produto bom, atrai cliente bom. E vocês tem o bom produto”, comenta.
A expositora Elizabeth Schlosser, da Gabrie Calçados, afirma que a empresa conseguiu realizar bons negócios durante o evento. “É muito bom vender a coleção de verão, porque o mercado já está reagindo melhor. Estamos muito contentes com os resultados”, diz.
O representante da empresa Giovana Pash, Fabrício Benvenutti, lembra que nesta edição a Francal se adiantou um pouco em relação às outras edições, por isso foi necessário também adiantar o desenvolvimento das coleções.
“Mas mesmo assim sempre esperamos pelo melhor. Trouxemos uma coleção focada no verão 2020, muito mais aberta e tivemos os resultados em números. Conseguimos concretizar as expectativas iniciais”.
Marcas do projeto
As seguintes marcas estiveram presentes no estande coletivo do Moda Catarina: Ana Aguiar, Ana Jullian, Aye-Aye, Camila Ferraz, Gabrie, Gatza, Giovana Pash, Leidi-Lu, Show Rio, Stasy, Studio 64 e Um Terço.
Destaque também para a marca Suzana Bissoli, que, após integrar o projeto Moda Catarina nas últimas edições, participou pela primeira vez com estande próprio.
Inspiramais 2020
Na terça e quarta-feira, ocorreu também em São Paulo a Inspiramais 2020 – Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina. O evento apresenta a cada semestre o lançamento de mais de 900 materiais desenvolvidos pelas empresas participantes do evento.
A Inspiramais acontece duas vezes ao ano e recebe empresários dos segmentos calçadista, confecção e moveleiro, estilistas, designers e formadores de opinião, além de contar com palestras e a exposição de projetos.
O presidente do Sincasjb prestigiou o evento e afirma que o clima estava bom e com grande expectativa dos fabricantes e varejistas em relação à reforma da previdência.
“Esse é o ano que o Brasil precisa para o varejo começar a vender. Por isso, esperamos que realmente este projeto seja votado e aprovado para que o país comece a crescer, gerar mais emprego, e consequentemente maior consumo”, avalia.