Em novo local, 45ª Pronegócio é aprovada por visitantes e lojistas
Rodada de negócios aguarda quase 800 compradores de empresas espalhadas pelo país
A 45ª Pronegócio começou nesta segunda-feira, 14, reunindo 180 segmentos de fornecedores na Sociedade Santos Dumont, que fecharam negócios com diversas empresas espalhadas pelo Brasil. Diferente do planejado desde 2008, esta edição não foi realizada no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof por causa das chuvas e fortes ventos que atingiram Brusque em 23 de janeiro e danificaram o telhado.
Com a mudança de local, a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (Ampebr), organizadora do evento em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC), afirma que os investimentos na organização tiveram aumento de 8%. Mais de 100 pessoas trabalham na realização da rodada de negócios.
Nesta edição, o térreo do clube ficou reservado para os boxes de negociação do setor infantil, enquanto o primeiro andar reúne os setores feminino e masculino. A principal adaptação foi no showroom, abrigado com estrutura coberta com lona de 20×20 metros. Um restaurante foi montado onde originalmente é o espaço para crianças.
Os compradores obrigatoriamente passam pelo showroom, onde podem conferir todos os modelos de todos os segmentos dos fornecedores, sem preços à mostra. A partir dali, eles selecionam com quem querem negociar, e a organização reúne vendedores e compradores nos boxes de negociação.
O presidente da Ampebr, Ademir José Jorge, diz que durante a semana são esperados compradores que não fizeram pré-inscrição. Com este acréscimo, o público estimado é entre 750 e 800 compradores de mais de 300 empresas de diversos estados, incluindo Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
“O dia começou dentro de nossas expectativas. Tivemos que adaptar 3,5 mil metros quadrados de piso plano do pavilhão da Fenarreco em dois pisos no Santos Dumont. Foi um desafio, mas conseguimos trazer conforto aos compradores”, avalia.
Público
Estevam Nascimento veio para representar a George Almeida Indústria de Calçados e Confecções, de São João Batista, pela primeira vez no evento, e se impressionou com as oportunidades apresentadas. “Estamos surpresos com a qualidade dos produtos e dos clientes. O ambiente está bom para trabalhar, e já fechamos duas vendas importantes. Estamos empolgados”, afirma.
A sócia-proprietária da Camisaria Milani, Lúcia Milani Fischer, de Guabiruba, já perdeu as contas de quantas vezes participou da Pronegócio. “Ficou um espaço muito bonito, apropriado. Como é o primeiro dia, estamos estranhando um pouco, mas os trabalhos estão fluindo normalmente”, opina.
A compradora Sônia Maria Brazilino, de São Paulo, também aprova o novo espaço, afirmando inclusive que o Santos Dumont ficou mais confortável do que o pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, onde a rodada de negócios era realizada desde 2008. “O desempenho está melhor do que no ano passado. Estamos visando mais blusas e camisetas.”
Para o proprietário da Cartus Jeans, Célio Carturani, que comparece ao evento há mais de 15 anos, a logística foi bem preparada, mas o espaço ficou mais apertado do que a edição anterior. Já no primeiro dia, ele conseguiu vender para lojistas de diversos estados. “O espaço ficou mais limitado, mas o evento está muito bom. Já estamos vendendo para 11 estados por meio da Pronegócio.”
Carturani também conta que, após algumas pesquisas, a empresa tem apostado em vestidos jeans infantis para festas. “Colocamos agora no mercado esta coleção, e já no primeiro dia vimos um excelente resultado.”
Desfile
Nesta terça-feira, 15, segundo dia da rodada, será realizado o Desfile de Moda na Sociedade Beneficente, no bairro Primeiro de Maio. O tema definido é Brasil Tropical, e o evento é voltado para clientes, convidados, autoridades e imprensa, com a apresentação de coleções de Primavera-Verão 2018/2019 de 30 empresas participantes da 45ª Pronegócio. “É um ponto especial para nós de integração e confraternização entre compradores e vendedores”, conta Jorge.