No primeiro semestre do ano passado, após participação na Superliga de Vôlei 2010/2011, o time de voleibol feminino de Brusque deixou o município e migrou para Rio do Sul.
Mais de um ano depois, em uma iniciativa da Associação Brusquense de Esporte e Lazer (Abel) em parceria com a equipe de Nova Trento, a cidade de Brusque está novamente na briga para voltar à principal competição brasileira da modalidade – para isso, vai disputar a Liga Nacional, que dá vaga para a Superliga.
O primeiro desafio é conquistar a fase Regional Sul e, depois, brigar pelo título da Liga Nacional, já que apenas as equipes campeã e vice do torneio garantem vaga para a temporada 2012/2013 da Superliga Feminina.
– Esse projeto vem pra tentar manter esses destaques em Santa Catarina, e tentar voltar a colocar Brusque no cenário nacional. Hoje temos toda a estrutura e precisamos retomar. Quanto a parceria, Brusque e Nova Trento estão muito perto pra ficar trabalhando separados. Temos os mesmos objetivos e as mesmas vontades, somos apaixonados pelo vôlei e queremos que essas jogadoras que estão surgindo se desenvolvam – destaca o presidente da Abel e técnico da equipe, Maurício Thomas.
A coordenadora do vôlei feminino de Nova Trento, Vanderlina Maria Tomasoni Ribeiro, a Vandeca, confirma que a parceira com Brusque busca impulsionar a carreira das atletas, que têm a oportunidade de integrar um time adulto.
– Pensando nesse projeto de trazer de volta Brusque para a Superliga, entendemos como importante essa parceria. Além disso, Nova Trento ainda não consegue manter a estrutura para formar uma equipe adulta, então essa união com a Abel também motiva as meninas a continuarem no esporte – ressalta.
**Saiba mais na edição impressa do Jornal Município Dia a Dia desta terça-feira, 12 de junho.