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Em passagem por Brusque, psicóloga religiosa critica estudo da identidade de gênero nas escolas

Para Marisa Lobo, temas deveriam ser abordados dentro do contexto familiar

A psicóloga, palestrante e escritora Marisa Lobo esteve em Brusque, no último fim de semana, para tratar sobre os debates quanto a ideologia de gênero nas escolas e a dependência química. Durante dois dias, ela atuou em quatro atividades no município, entre elas apresentações sobre o temas durante cultos religiosos.

A vinda da paranaense para o seminário sobre ideologia de gênero foi intermediada por integrantes do Centro de Adoração e Missão (CAM) e do Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia). Indicada como uma referência pelas entidades, Marisa critica o que classifica como um movimento de contracultura.

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O principal ponto, na visão dela, é o excesso de conotação sexual para crianças abaixo dos 12 anos, sob o pretexto de geração de tolerância. Ela acredita que a escola precisa ensinar a respeitar o próximo “sem estímulo à adesão a hábitos de parcela minoritária”.

Segundo a profissional, “argumentos culturais não deveriam ter prioridade em relação à biologia”. “Queremos que os dois lados entendam que as pessoas tem que ser respeitadas em sua opção, sua orientação, no gênero que acha que tem, mas sem desconstruir o que a maioria pensa. O que a maioria vive é a ciência”, defende.

Debate em família
Para ela, faltam debates com base científica sobre a sexualidade e as ações desenvolvidas sofrem influência política. Autora de “Ideologia de Gênero na Educação”, publicado em 2016, Marisa afirma que o modelo de debate adotado nas escolas estimula um conflito de ideologias e familiares.

Marisa destaca que, sem fundamentos na biologia, os métodos geram o questionamento às bases de formação dos jovens. Atribui os transtornos de identidade de gênero e  o aumento no número de suicídios entre adolescentes à insegurança e confusão gerados no processo.

O coordenador do Grupia, Paulo Vendelino Kons, reforça o discurso de que os assuntos relacionados à ideologia de gênero sejam feitos com o acompanhamento das famílias. Um dos agravantes indicados por ele é o que classifica como “falta de honestidade acadêmica e científica” e a relativização dos fatos. “Não existem estudos que corroborem a ideologia de gênero. Estamos vivendo a era da meia verdade e mentiras inteiras.”

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Para o pastor Marcos Foppa, do CAM, a preocupação reflete a necessidade de esclarecimento social sobre as discussões de identidade de gênero. Segundo ele, os grupos organizados precisam se posicionar em relação ao assunto.

A tendência é de uma volta da especialista ao município para um debate sobre o tema, envolvendo famílias e órgãos ligados à educação. O evento ainda não tem data para ocorrer. Para ele, a integração entre os órgãos é uma forma da sociedade marcar uma posição sobre o tema.