Em tempos de oportunidade: crescimento econômico pelo Turismo
Guabiruba, colonizada no início na segunda metade do século XIX por alemães e mais tarde também por colonos italianos, marca uma nova fase na sua história. Com forte veia empreendedora, consegue enxergar na crise econômica que o Brasil vive uma nova oportunidade para crescer.
Já mencionei mais de uma vez neste blog que para que o “negócio” turismo tenha êxito ele precisa estar fortemente calçado em três pilares básicos: políticas públicas, investimento privado e educação.
Recém-criado, o Núcleo já deu início ao planejamento de suas atividades para pensar o turismo regional de forma alinhada e, certamente, essa união de forças fará com que todos ganhem.Outro exemplo que vem da iniciativa privada e que merece destaque é a recém constituída Associação Visite Guabiruba – AVIGUA, que tem como finalidade maximizar o ganho dos estabelecimentos que tem o turismo no município como fonte de faturamento, incrementando e divulgando o potencial turístico e valorizando suas características culturais.
Como exemplo de boas iniciativas do poder público, podemos mencionar o Seminário de Turismo de Guabiruba que aconteceu dia 15 de abril, numa iniciativa da Prefeitura por meio da Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em parceria com diversas entidades. Os temas abordados contemplaram a educação para o turismo; a alimentação e cultura como preservação da gastronomia regional; turismo e aventura e atendimento ao turista. O seminário encerrou com um city tour pela Rota do Chocolate e outros pontos turísticos da cidade.
É fato que a região possuí paisagens belíssimas, cultura, tradição e religiosidade que encantam qualquer tipo de viajante. Se pensarmos apenas no nosso entorno, estamos à 40 km de praias fantásticas; Botuverá tem uma das mais lindas Cavernas da América do Sul; Nova Trento e Brusque são destaque em turismo religioso; Guabiruba transpira cultura em peças como “Paixão e Morte de um Homem Livre” e com seu famoso “Pelzinickel”.