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Em tempos de oportunidade: crescimento econômico pelo Turismo

Guabiruba, colonizada no início na segunda metade do século XIX por alemães e mais tarde também por colonos italianos, marca uma nova fase na sua história. Com forte veia empreendedora, consegue enxergar na crise econômica que o Brasil vive uma nova oportunidade para crescer. Ao tempo em que o setor têxtil – um dos principais setores da economia regional – fecha vagas e que os impactos pela queda de movimento não se restringem apenas às grandes companhias alcançando também as micro e pequenas empresas que em alguns casos estão se vendo obrigadas a abandonar a atividade, a cidade já se movimenta para fontes alternativas de renda e aposta no turismo para recuperar a economia local.

Já mencionei mais de uma vez neste blog que para que o “negócio” turismo tenha êxito ele precisa estar fortemente calçado em três pilares básicos: políticas públicas, investimento privado e educação. Aqui, ao que tudo indica, o processo tem se intensificado pelo estímulo que vem da educação, de modo especial pelo Projeto Rotas do Itajaí do Curso de Administração da UNIFEBE. “Par e passo”, alguns municípios já começam a intensificar iniciativas voltadas para o turismo. E, ao mesmo tempo, constata-se também a movimentação do investimento privado.

   No que concerne à iniciativa privada, nosso maior exemplo é o Núcleo Setorial de Turismo da ACIBr que congrega interesses dos nucleados de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento.
Recém-criado, o Núcleo já deu início ao planejamento de suas atividades para pensar o turismo regional de forma alinhada e, certamente, essa união de forças fará com que todos ganhem.Outro exemplo que vem da iniciativa privada e que merece destaque é a recém constituída Associação Visite Guabiruba – AVIGUA, que tem como finalidade maximizar o ganho dos estabelecimentos que tem o turismo no município como fonte de faturamento, incrementando e divulgando o potencial turístico e valorizando suas características culturais.

Como exemplo de boas iniciativas do poder público, podemos mencionar o Seminário de Turismo de Guabiruba que aconteceu dia 15 de abril, numa iniciativa da Prefeitura por meio da Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em parceria com diversas entidades. Os temas abordados contemplaram a educação para o turismo; a alimentação e cultura como preservação da gastronomia regional; turismo e aventura e atendimento ao turista. O seminário encerrou com um city tour pela Rota do Chocolate e outros pontos turísticos da cidade.

É fato que a região possuí paisagens belíssimas, cultura, tradição e religiosidade que encantam qualquer tipo de viajante. Se pensarmos apenas no nosso entorno, estamos à 40 km de praias fantásticas; Botuverá tem uma das mais lindas Cavernas da América do Sul; Nova Trento e Brusque são destaque em turismo religioso; Guabiruba transpira cultura em peças como “Paixão e Morte de um Homem Livre” e com seu famoso “Pelzinickel”. As condições estão aí…,mas, para ganhar dinheiro com turismo, é necessário que ele seja encarado como um negócio capaz de atrair e reter o visitante para que ele não se contente em apenas “passar algumas horas por aqui”. E para isso se concretizar o trabalho precisa ser conjunto, no belo exemplo “associativo” que corre em nossas veias. Como resultado do esforço conjunto passaremos a ter um turista que vem, se hospeda, conhece, consome, aprecia, se encanta com nossa cultura, nossas belezas, nossa culinária e, também passa na “lojinha” e faz as compras. E a volta dele para casa vai ser com aquele gostinho de “quero mais, quero de novo, quero outra vez”!