X
X

Buscar

Em três meses, 15 animais são envenenados na Cristalina

Cachorros e gatos possivelmente ingeriram chumbinho, veneno proibido no Brasil

Moradores da rua DJ 042, na localidade de Cristalina, em Brusque, sofrem desde novembro do ano passado com a morte de seus animais. Em três meses, 15 bichos foram envenenados. A principal suspeita é de quem tenham ingerido chumbinho, veneno popularmente usado para matar ratos e que tem comercialização proibida no Brasil.

A aposentada Lucimar Salete Sutil dos Santos Mafra conta que perdeu quatro cães. O último foi na quinta-feira, 14: uma cachorrinha branquinha, nova, adotada recentemente. Porém, já foram mortos um pinscher, um rottweiler e um vira-lata. “Eles começam a ficar tontos, com a língua preta. Dá um desespero”.

Ela afirma que desconfia que é um vizinho que envenena os animais, mas que não tem provas. “Estamos indignados. Tenho um filho de cinco anos que está muito triste. Não tem explicação para isso”. Lucimar ainda diz que já telefonaram para a Associação Brusquense de Proteção aos Animais (Acapra), que disse que precisam apresentar provas para que uma atitude seja tomada. “Quem faz isso é ignorante. Não tem coração. Estamos indignados. Se a pessoa tem algum problema ela tem que vir e falar, e não matar um animal indefeso”.

A administradora de restaurante, Daiana Aparecida Mauricio, que mora no mesmo local, num sítio, também está triste com a situação. Ela conta que desde julho do ano passado já perdeu quatro animais – dois gatos e dois cachorros. Ela afirma que tem evidências de quem cometeu a crueldade, porém, não há provas concretas.

Daiana realizou boletim de ocorrência, mas até o momento nada foi feito. “O que é mais revoltante é que eles foram mortos dentro do meu terreno. Se a gente não fizer nada, vão morrer muito mais. Eu amo os meus animais de um jeito que não tem como explicar, pra alguém fazer isso”.

Chumbinho

É um produto clandestino, irregularmente utilizado como raticida. Não possui registro na Anvisa, nem em nenhum outro órgão de governo. Geralmente é apresentado sob a forma de um granulado cinza escuro ou grafite. Os sintomas típicos de intoxicação por chumbinho são as manifestações de síndrome colinérgica e ocorrem em geral em menos de uma hora após a ingestão, incluindo náuseas, vômito, sudorese, sialorréia (salivação excessiva), borramento visual, miose (contração da pupila), hipersecreção brônquica, dor abdominal, diarreia, tremores e taquicardia.