Em três meses, aplicativo Transparência Brusque contabiliza mais de 200 downloads
Secretário da Fazenda e controlador do município avaliam uso do aplicativo
Secretário da Fazenda e controlador do município avaliam uso do aplicativo
O aplicativo Transparência, desenvolvido para que a população fiscalize as ações da Prefeitura de Brusque, já contabiliza 210 downloads após três meses de lançamento, dos quais 159 foram de celulares androids e 51 no sistema iOS. A plataforma foi lançada oficialmente em 21 de julho e se diferencia do Portal da Transparência por trabalhar com uma linguagem simples e de fácil compreensão.
Neste período, o aplicativo já contabilizou pouco mais de 7,7 mil visualizações. A plataforma é atualizada diariamente com novas informações. Além disso, a gestão trabalha em ajustes de conexão de dados para evoluir a atualização.
O controlador do município, Daniel Felício adianta que a intenção da prefeitura é trazer novidades para a plataforma, que estão em fase de planejamento e devem ser lançadas em 2023.
Na avaliação de Daniel, a utilização e o desempenho do aplicativo se mostram positivos e dentro do esperado. Ele também afirma que a plataforma ainda não passou por melhorias, pois não foi identificada a necessidade pela equipe.
Durante a apresentação do projeto, o controlador do município comentou que o objetivo era aproximar a população do orçamento público. Ele ressaltou que as informações no portal da transparência são muito técnicas, e que as pessoas acabam tendo dificuldade em acessar essas informações por não terem o conhecimento para compreender o que de fato é apresentado.
Ele ressalta que por meio do aplicativo a população consegue saber sobre valores arrecadados, despesas e de que forma são geridos os recursos públicos.
“Objetivamente facilita pela interface gráfica, agrupamentos de interesse, facilidade e rapidez na busca da informação. As informações de maior interesse entre receitas e despesas estão postas com mais clareza em razão da interface gráfica”, avalia o controlador.
A disponibilização das informações do que é feito com o dinheiro do contribuinte é um dever da prefeitura, conforme lembra o secretário de Comunicação e de Fazenda e Gestão Estratégica, Rodrigo Cesari.
“Essa obrigação se dá pois é um direito da população saber onde está sendo empregado o dinheiro dos nossos impostos. Não é só obrigação da prefeitura, mas um direito da população saber”, pontua.
Ele comenta que é importante as pessoas estarem atentas e vigilantes sobre como é gasto esse dinheiro. No entanto, analisa que a dificuldade de acesso à informação no portal da transparência não só de Brusque, mas em outros municípios também.
“Ter acesso específico e informações específicas demandam um caminho dentro do site que às vezes pode fazer com que as pessoas desistam. Como a gente sabe, e por direito da população, nós tentamos facilitar o máximo e lançar um aplicativo ou ferramenta que facilite o acesso à informação para população, que é de suma importância”, destaca.
O secretário ainda reforça que não adianta apenas o Poder Público facilitar o acesso se a população não tiver como hábito usar a plataforma para fiscalizar as ações da prefeitura. “É muito mais uma mudança cultural que nós precisamos incutir na população, de que temos o direito de saber onde é empregado o nosso dinheiro, para que possamos de fato ter acesso”, finaliza.
– Assista agora:
Saiba como deixar seu quarto moderno e confortável