Emaús Brusque realiza programação para comemorar os 50 anos do movimento no Brasil
Missa e passeio ciclístico foram alguns dos eventos da celebração na cidade
Para comemorar os 50 anos do Emaús no Brasil, o movimento em Brusque realizou uma programação especial no último fim de semana. Foram realizadas um passeio ciclístico, escola missionária e missa para celebrar a data.
Segundo o presidente do colegiado Vandrigo Kohler, o tema definido para o passeio, realizado no sábado, 5, à tarde, foi Pedalando pela Paz, e todos os participantes usaram roupas brancas. Além disso, alguns balões brancos foram amarrados nas bicicletas. O evento contou com cerca de 100 pessoas e foi aberto para os emauistas.
O ponto de partida do passeio, que teve trajeto de 8 quilômetros, foi em frente à Igreja Matriz São Luís Gonzaga.
“Para início está bom, o movimento foi grande e a ideia é aprimorar. Foi algo que veio pra ficar. A ideia é fazer novamente e abranger mais pessoas, mais emauistas e mais familiares”, enfatiza Kohler.
No domingo, 6, antes da missa, foi realizada a escola missionária. A reunião acontece todos os meses e reúne os emauistas para debater assuntos definidos pelo colegiado. O tema da última reunião foi a Campanha da Fraternidade deste ano, que é a violência. Foram debatidos vários aspectos da violência, como a familiar, no trânsito e contra as crianças.
Segundo Kohler, cerca de 150 pessoas participaram da escola missionária, que inaugurou o novo auditório da paróquia. Dos 78 grupos do Emaús, dois são designados para organizar um encontro. Eles recebem um tema elaborado pelo colegiado e, a partir disso, planejam a escola. As aulas são dinâmicas, geralmente são convidados palestrantes e eventualmente algum membro leva um violão para a trilha sonora.
Depois da escola missionária, foi realizada a missa para celebrar os 50 anos do Emaús. “Foi um link, um evento se amarrou com o outro. Começou no sábado com o passeio ciclístico e finalizou no domingo, com a escola missionária em homenagem aos 50 anos do Emaús Brasil.”
Evento para celebrar
No dia 26 de maio acontece uma comemoração aos 50 anos do Movimento Emaús no Brasil na sede da entidade, em São Paulo. Foram convidadas seis pessoas para representar o sub-secretariado de Brusque.
Haverá uma missa em agradecimento, realizada no domingo e, após a celebração religiosa, será servido um coquetel em comemoração.
Os 50 anos são celebrados no dia 2 de junho e, por coincidência, nesse dia haverá a troca do colegiado e da presidência do Emaús Brusque.