Empresa alemã anuncia aquisição da Quimisa, de Brusque
Brenntag divulgou comunicado em seu site oficial
Brenntag divulgou comunicado em seu site oficial
A Quimisa, de Brusque, foi adquirida pela Brenntag. A informação foi publicada oficialmente pela empresa alemã no dia 10 de setembro em seu site oficial.
Em comunicado oficial à imprensa, a Brenntag informa que a aquisição inclui a subsidiária de logística Quimilog, do mesmo grupo brusquense. O tipo da transação, se é incorporação, venda ou fusão, não está claro.
Em entrevista divulgada no site oficial, German Torres, CEO da Brenntag na América Latina, afirmou que a aquisição é um investimento importante para o posicionamento da empresa.
“Para a Brenntag, a aquisição da Quimisa é um investimento atrativo, com uma forte infraestrutura que nos permitirá aumentar nossa posição no mercado no Brasil. A localização de suas instalações nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e seu modelo de negócios aprimoram nossa capacidade de apoiar as indústrias têxtil e de produtos químicos domésticos”, disse Torres.
Rogério Wehmuth, gerente geral da Quimisa e da Quimilog, destacou as oportunidades com o negócio. “Tenho orgulho de me juntar à líder de mercado em distribuição de produtos químicos no Brasil e fazer parte de uma equipe sólida que combinará os pontos fortes de ambas as organizações para capitalizar oportunidades de mercado”, afirmou.
Anthony Gerace, diretor administrativo de fusões e aquisições do Brenntag Group, destacou, no comunicado, a expansão. “Essa aquisição vai expandir nossa capacidade de oferta de serviços no Brasil. A combinação da posição de mercado da Quimisa no Sul do Brasil com o alcance e a expertise da Brenntag beneficiará nossos clientes e fornecedores em todo o mercado brasileiro”.
A Brenntag informava que o fechamento do contrato levaria mais algumas semanas, a partir de 10 de setembro. A Quimisa não se manifestou sobre a aquisição até o momento.
A companhia alemã destaca que a Quimisa tem uma forte posição de mercado no fornecimento de produtos químicos industriais e especiais para clientes regionais e internacionais no Sul do Brasil.
Além de Brusque, a Quimisa tem filiais em Itu (SP), Sapucaia do Sul (RS) e Nova Esperança (PR), além de um escritório em São Paulo (SP).
De acordo com o comunicado, o portfólio de produtos da companhia brusquense inclui produtos químicos industriais, como soda cáustica e peróxido de hidrogênio, e especiais, como auxiliares têxteis, corantes e polímeros.
O comunicado à imprensa informa, ainda, que, em 2018, a Quimisa reportou ter vendido o total de 60,8 milhões de euros.
A Brenntag é líder de mercado global em distribuição de produtos químicos. A empresa é sediada em Essen (Alemanha) e tem sedes regionais na Filadélfia (EUA), Houston (EUA) e Cingapura.
A empresa tem 16,6 mil funcionários, opera em 580 localizações, em 76 países, e gerou vendas de 12,6 bilhões de euros (14,8 bilhões de dólares) em 2018. As ações são negociadas na Bolsa de Frankfurt (BNR).