X
X

Buscar

Empresa consegue alvará de construção e projeto do novo shopping de Brusque avança

Trabalhos de terraplanagem, nos quais predomina a ação de maquinário, está perto do fim, não parou pela pandemia e envolve 18 pessoas

A empresa paulista Sacs Consult, responsável pelas obras de um shopping na avenida Martin Luther, no Centro de Brusque, obteve o alvará de construção, conforme anunciou a O Município na tarde desta segunda-feira, 13, o sócio-diretor da companhia, Sérgio Manzalli. Com previsão de inauguração no final de 2021, o estabelecimento também terá seu nome alterado: não será mais Shopping Center Brusque. Os serviços de terraplanagem no terreno não foram afetados por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19).

Com a liberação do alvará de construção, Manzalli prevê que a partir de 20 de abril as obras sejam cercadas com tapumes, para o início efetivo dos trabalhos de edificação. É cogitado que já haja ali também a exposição de algumas marcas que estarão presentes no shopping, além de um outdoor anunciando a obra.

“Muita coisa vai mudar, inclusive o nome do shopping. É certo que o nome da cidade está incluído, não abrimos mão disso, mas temos umas três opções que estamos analisando. A partir de agora vem muita coisa boa. Temos investidores querendo entrar com a gente, embora estejamos reservando espaço para os empreendedores locais”, comenta Manzalli.

O executivo também afirma que o shopping será “voltado totalmente para a cultura de Santa Catarina”. Não será necessariamente temático, mas apresentará algumas diversas referências culturais, com segmentos específicos. A ideia está pré-aprovada, e precisa ainda de uma chamada aprovação final.

Diferente do esperado, as obras em andamento atualmente, que são trabalhos de terraplanagem, não pararam por conta da pandemia. Ao todo, 18 pessoas atuam nestes serviços em 26 mil metros quadrados, a área total autorizada para supressão de vegetação nativa em área urbana. Não foi necessária revisão de contrato, projeto, investimentos em estrutura e previsão para inauguração.

“Nós diminuímos a sequência de trabalho no aguardo do alvará. O alvará chegou, não temos mais por que parar. É um momento com muito uso de máquinas, equipamentos, sem aglomeração. Não é como uma obra de construção civil, em que se está concretando uma loja, com 100 pessoas trabalhando. Não é o caso.”

Pandemia

Manzalli acredita que os shoppings, de maneira geral, devem se recuperar dos impactos da pandemia nos primeiros momentos após a reabertura, com muitas pessoas voltando às compras rapidamente. No caso dos shoppings da Sacs Consult, os aluguéis não estão sendo cobrados aos lojistas, e a taxa de condomínio teve abatimento de 66,67% do valor, para que haja pelo menos a manutenção básica.