A empresa brusquense Upper Trade Import & Export foi uma das 107 brasileiras a participar da 28ª Gulfood, a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio. O evento aconteceu entre os dias 20 a 24 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), estima que o volume negociado durante a feira chegue a R$ 4,5 bilhões, somando o valor dos negócios imediatos com o dos 12 meses seguintes ao evento.
Shirleno Booz, diretor da Upper Trade, destaca que a empresa brusquense decidiu participar como expositora na Gulfood 2023 pela oportnidade de expansão dos negócios em nível global. A empresa montou um estande focado na exportação de grãos, apresentando esses produtos para um público internacional.
Outro ponto de destaque, de acordo com Shirleno, é a visibilidade. “Ao participar de uma feira internacional, a empresa tem a chance de aumentar sua visibilidade e fortalecer sua marca no mercado global”.
O diretor foi um dos representantes da Upper Trade em Dubai e ressalta que a partir da experiência adquirida durante os dias da feira, foi possível entender melhor o mercado internacional, as tendências e as necessidades dos consumidores em diferentes países.
Além disso, com a participação na feira, a empresa de Brusque ampliou o networking. “A Gulfood foi uma ótima oportunidade para fazer networking, conhecer clientes e fornecedores do setor e estabelecer parcerias de negócios, tanto na exportação, quanto na importação, onde a nossa empresa já é consolidada neste setor”.
O diretor comenta ainda a oportunidade de a empresa aprimorar a estratégia de negócios, por meio do benchmarking. “Participando de eventos como este, a empresa pode comparar seus produtos e serviços com os concorrentes internacionais, identificando pontos fortes e fracos e, assim, aprimorar a estratégia”.
A feira
Em sua 28ª edição, a Gulfood recebeu mais de 5 mil empreendimentos de 120 países. A escolha de Dubai foi estratégica: a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos é uma das principais portas de entrada para o comércio com países árabes e com a África, mercados de extrema importância para o agronegócio e para a indústria de alimentos e bebidas do Brasil.
De acordo com a Apex Brasil, em 2022, as exportações brasileiras para o Oriente Médio chegaram a US$ 17,18 bilhões, ou 5,14% de todas as vendas internacionais do país. Os principais embarques para a região foram de carnes de aves, com US$ 2,9 bilhões ou 17% do total exportado para o mundo, e de milho, com US$ 2,7 bilhões e participação de 16% nas exportações. O Brasil é também o maior exportador de carne para a região.
Sobre a Upper Trade
A Upper Trade integra o Grupo Upper e oferece uma gama de serviços ao cliente. Com equipe capacitada, as empresas do grupo apresentam soluções em comércio exterior, distribuição e logística.
A Upper Trade atua no setor de comércio exterior desde 2010, oferecendo assessoria especializada para otimizar resultados e expandir a presença de empresas de pequeno e médio porte no mercado internacional.
Além da matriz em Brusque, a Upper Trade conta com filiais em São Paulo, Alagoas e no Espírito Santo.