– GALERIA – São Pedro comemora título na cerimônia de encerramento dos Jogos Comunitários
– Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa ferida na rodovia Antônio Heil, em Brusque
– Dois homens ficam feridos após motos colidirem no bairro Primeiro de Maio, em Brusque
– VÍDEO – Perseguição policial termina em atropelamento e morte em Florianópolis
– IFSC de Joinville tem vagas abertas para cinco cursos gratuitos
Empresa de turismo é multada por venda de passagens de companhia em falência
Para Senacon, CVC desrespeitou direito à informação do consumidor
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, multou a empresa de turismo CVC por comercializar passagens da Avianca, em 2020, sem informar os consumidores sobre o risco de cancelamento dos voos. Na ocasião, a companhia área estava em processo de falência.
A multa é no valor de R$ 363.046,25. A decisão foi publicada na segunda-feira, 1, no Diário Oficial da União.
Recurso
No recurso, a CVC alegou que não poderia prever que a Avianca enfrentaria dificuldades operacionais a ponto de interromper as atividades. Porém, segundo a Senacon, mesmo ciente do pedido de recuperação judicial da Avianca, a CVC falhou ao não informar aos clientes sobre os riscos de cancelamento de voos e as graves restrições nas atividades da companhia. Essa falta de esclarecimento viola o Código de Defesa do Consumidor.
A decisão é definitiva e a CVC não pode mais recorrer. O prazo para pagamento da multa é de 30 dias e os recursos serão destinados ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos. Os valores são empregados em projetos que previnam ou recomponham danos ao meio ambiente, ao patrimônio histórico e artístico, ao consumidor e a outros interesses difusos, individuais ou coletivos.
Leia também: