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Empresa não será responsabilizada por problemas com Fenatag na 36ª Fenarreco, em Brusque

Segundo o governo, suporte imediato por parte da empresa garante cumprimento do contrato

A empresa OneID, responsável pelo sistema de pagamento Fenatag, utilizado por pouco mais de um dia na 36ª Fenarreco e suspenso após transtornos, não será responsabilizada pelos problemas causados. A Prefeitura de Brusque entende que não há motivos que gerem uma penalização.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ana Helena Boos, chefe da pasta responsável pela Fenarreco, o suporte imediato por parte da OneID após os problemas com o Fenatag garante o cumprimento do que estava estabelecido no contrato.

Na abertura da festa, que aconteceu no dia 5 de outubro, o Fenatag apresentou instabilidades, gerando filas e descontentamento por parte dos festeiros. Diversas pessoas relataram os problemas à reportagem de O Município. O sistema foi suspenso no dia seguinte e o pagamento passou a ser realizado por meio de tickets.

“Apesar de tudo, a empresa cumpriu uma parte do contrato. A primeira parte, do Fenatag, não foi cumprida. Porém, a segunda parte, de que teria que dar um suporte em caso de falha… a empresa deu [o suporte]. Entendemos que não há porque a empresa ser penalizada, tendo em vista que agiu de forma imediata quando o problema ocorreu”, diz.

Após os transtornos no primeiro dia, a prefeitura respondeu à imprensa que as instabilidades aconteceram em razão de problemas de conectividade com a internet, fato que posteriormente não foi comprovado, sendo os problemas atribuídos ao próprio sistema da empresa.

Questionada sobre a apuração da situação, Ana afirma que a OneID presta informações à prefeitura sempre que solicitada. O setor de TI (tecnologia da informação) da administração municipal também realiza testes na internet do pavilhão e, conforme a secretária, a rede estava funcionando normalmente.

Empresa será paga

A OneID seguiu responsável pela gestão financeira da Fenarreco por meio dos tickets, após apresentar o plano B quando o Fenatag falhou. Então, a partir do entendimento de que a empresa cumpriu o que estava previsto no contrato, Ana diz que a parte da OneID será paga.

“A empresa era responsável pela operação financeira, não somente pelo Fenatag. Como a empresa trouxe o plano B e continuou realizando a operação financeira da Fenarreco, ela vai receber os 4,5% que era determinado no contrato”, explica a secretária.

Ana comenta ainda que a OneID não receberia o valor previsto no contrato caso não tivesse dado o suporte necessário para resolver os problemas com o Fenatag e fosse necessária uma rescisão de contrato. Como isso não aconteceu, a empresa receberá o valor.

O contrato firmado entre a OneID e a prefeitura era exclusivo para a 36ª edição da Fenarreco, válido até 31 de dezembro de 2023. A secretária confirma que o contrato não será renovado e será aberto um novo processo licitatório para contratação da empresa responsável pela gestão financeira da 37ª Fenarreco, em 2024.

O balanço da 36ª Fenarreco, divulgado nesta quarta-feira, 22, mostra que, apesar dos transtornos relacionados ao Fenatag e também às chuvas que atingiram a cidade em outubro, a festa teve lucro de R$ 129.151,31.


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