X
X

Buscar

Construção de novo shopping exigirá obra viária na região central de Brusque

Prefeitura pediu compensações no trânsito à empresa responsável pelo empreendimento

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) exigirá uma série de compensações no trânsito por parte da Sacs Consult – empresa que pretende instalar um shopping na cidade. Para que possa construir, a companhia paulista terá de contribuir com uma alça de acesso à ponte do Jardim Maluche, uma rotatória e uma terceira faixa na avenida Martin Luther, no lado contrário ao supermercado Angeloni.

A Setram já apresentou essas mudanças ao Conselho Municipal da Cidade (Comcidade) na última reunião realizada. Elas englobam várias intervenções de mobilidade urbana na região de onde ficará o shopping.

O diretor da Setram, Luiz Henrique Blumer, explica que foi exigido que a Sacs Consult faça uma terceira faixa na avenida Cyro Gevaerd, separada por um canteiro das outras duas pistas existentes. Quem for acessar o empreendimento deverá pegar essa faixa, para evitar transtornos.

O acesso por meio da rotatória entre a rua Manoel Tavares e as avenidas das Comunidades, Cyro Gevaerd e Martin Luther foi proibido devido ao transtorno que causaria. Em compensação, a Sacs terá de construir uma rotatória no cruzamento da rua Eduardo von Buettner com a avenida Martin Luther, perto do Hospital e Maternidade de Brusque.

A maior intervenção será a construção de uma nova alça de acesso à ponte do Jardim Maluche. Segundo Blumer, essa obra deverá ser custeada por prefeitura, Instituto Federal Catarinense (IFC) e Sacs Consult.

O diretor reconhece que é uma obra de grande impacto e cara, contudo, ele afirma que a prefeitura já vê necessidade de novos acessos à ponte. Com isso, o poder público pretende aproveitar a oportunidade para fazer isso.

“Serão distância maiores, mas com menos impacto”, afirma Blumer. O impacto nos horários de pico deverá ser sentido de qualquer forma, mas o objetivo é fazer com que ele seja o menor possível, explica o diretor.

Audiência pública
A Sacs Consult já apresentou um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) ao Comcidade, que é formado por várias entidades. O conselho está em processo de análise do que foi apresentado, explica Carolina Meireles, diretora de Planejamento do Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan).

“O uso já foi aprovado pelo Comcidade”, afirma Carolina, que presidiu a última reunião do Comcidade. No entanto, para que o EIV seja totalmente aprovado e a construção possa iniciar, o conselho fez algumas ponderações, que deverão ser atendidas pela empresa interessada.

Por ser um empreendimento de grande porte, o projeto para a construção do Brusque Shopping deve passar pelo crivo do Comcidade e depois por audiência pública. Ainda não existe data para essa audiência.

Licenciamento ambiental
O superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger, diz que a Sacs Consults já deu entrada no pedido para licenciamento ambiental. No entanto, foram solicitadas alterações no mês passado. A empresa tem 120 dias para atendê-las.

As demais autorização para a construção, como alvarás de bombeiros, análise arquitetônica e outros, também tramitam na prefeitura.

A reportagem entrou em contato com Sérgio Manzalli, sócio da Sacs Consult, mas não recebeu retorno até o fechamento desta edição.