Empresário preso por receptação de carga roubada é filho de vereador de Guabiruba
Jean Carlo Gums está preso no Complexo Prisional da Canhanduba, em Itajaí
Jean Carlo Gums está preso no Complexo Prisional da Canhanduba, em Itajaí
O Município apurou que o empresário guabirubense preso durante a operação Fio Solto, na rodovia Antônio Heil, em Itajaí, na terça-feira, 19, é Jean Carlos Gums, da empresa Malhas Gums. Ele é filho do vereador de Guabiruba Vilmar Gums (MDB), popularmente conhecido como Mala.
Segundo a Polícia Civil, o empresário estava foragido desde a deflagração da operação, que ocorreu no início do mês de outubro, quando fugiu para o Paraguai.
Jean responde pelos crimes de receptação qualificada, quando coloca a mercadoria receptada para produção e também por crime contra a ordem tributária, pois não emitia nota dos produtos. A Polícia ainda não sabe há quanto tempo a prática era realizada e isso deve ser apurado durante as investigações.
Conforme o inquérito, toda a carga roubada foi direcionada para ele, que distribuiu o produto entre quatro tecelagens para produção em Guabiruba. Com a deflagração da operação na cidade, a Polícia Civil recuperou quase toda a carga.
Com a investigação realizada pela Polícia Civil, após a informação de que a carga roubada viria para Guabiruba, foi possível identificar o envolvimento de Jean na receptação dos fios.
Todos os lugares em que os policiais civis fizeram diligências indicavam que ele seria o principal envolvido no esquema.
Jean está preso no Complexo Prisional da Canhanduba, em Itajaí, pelo período de cinco dias a contar de terça-feira. A prisão dele é renovável por mais cinco dias, período em que o inquérito deve ser concluído pela Polícia Civil.
Ainda nesta semana, o empresário deverá ser interrogado. Após a conclusão do inquérito, ele pode continuar preso preventivamente, de acordo com a decisão da Justiça.
O Município procurou a empresa citada na investigação para obter a informações sobre a defesa de Jean. No entanto, os telefones indicados não foram atendidos. A reportagem segue em busca de contatos com os advogados que o representam no caso e, assim que conseguir, o texto será atualizado.
Mais de 450 caixas de fios roubados foram apreendidos e duas pessoas foram presas pela Polícia Civil. A operação Fio Solto ocorreu nas cidades de Brusque, Guabiruba e São João do Itaperiú, na terça-feira, 5 de outubro.
Em São José dos Pinhais (PR), no dia 25 de setembro, houve o roubo de uma carga de fios de algodão, avaliada em aproximadamente R$ 690 mil.
A Polícia recebeu a informação de que a carga seria levada para Guabiruba. As investigações tiveram início para identificar as tecelagens que receberam os fios para a produção de tecidos. Inclusive, parte da carga roubada já foi apreendida no dia 29 de setembro.
Com o avanço das investigações, o principal suspeito tentou ocultar os itens roubados, transportando os fios para diversas empresas e guardando em imóveis da família.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: