Empresários de Guabiruba definem cinco pleitos prioritários para a cidade
Reunião itinerante da Acibr contou ainda com anúncio de recursos para viaturas da Polícia Militar
A Associação Empresarial de Brusque (Acibr) realizou na noite de segunda-feira, 28, mais uma reunião itinerante no município de Guabiruba, que discutiu importantes assuntos não só relacionados à classe empresarial, mas também em prol do município.
Na oportunidade, participaram do evento o presidente da Acibr, Halisson Habitzreuter, o vice-presidente da entidade, Ivan Luiz Tridapalli, o coordenador do Núcleo das Empresas de Guabiruba (NEG), Maico Tomasi, prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, vice-prefeito, Valmir Zirke, além de diversos empresários e também vereadores.
Entre os assuntos em pauta, o coordenador do NEG apresentou o Pleito do Município de Guabiruba, produzido pelo Núcleo, após o contato com diversas entidades, prefeitura, Câmara, escolas, entre outros, que elegeram cinco prioridades para a cidade e que serão apresentadas aos candidatos às eleições de outubro.
“O Núcleo é uma entidade que representa o município como um todo. Não somos filiados a nenhum partido, somos um grupo de pessoas que tenta ajudar o município a resolver seus problemas. E nesse caso, consultamos 12 entidades para sabermos o que o município precisa, além da visão do Núcleo Empresarial. Foram apresentados 37 itens, e desses elegemos cinco, para apresentarmos aos candidatos, pois a voz tem que ser uma só em busca desses pleitos”, esclareceu Tomasi.
Entre as prioridades estão a execução da obra da escola João Boos, que se arrasta há anos; o apoio financeiro para reforma do Hospital de Guabiruba; a pavimentação da rua Independência e duas travessas para a rua Brusque; construção do Terminal Urbano; e a construção de um Centro de Eventos. A campanha será amplamente divulgada nas entidades que participaram da eleição das solicitações e um flyer com as reivindicações será distribuído em todo o município.
Recursos para viaturas
Outro assunto abordado na reunião foi referente à Segurança Pública. O sargento Weverton Martins Brandão, da Polícia Militar, também marcou presença na reunião itinerante e apresentou algumas informações referentes ao trabalho da PM na cidade. Segundo o relatório estatístico apresentado por ele, de 2015 até maio deste ano, houve diminuição nos registros de ocorrências, como furtos, tentativas de furtos, roubos, tentativas de roubos, homicídios, tentativas de homicídios e óbitos no trânsito que ocorreram na cidade.
Além disso, o sargento ressaltou a importância da parceria com o NEG, em especial o auxílio para a aquisição de duas novas viaturas SUV para a PM, feito recentemente, que tive a colaboração direta dos empresários da cidade. “O Estado abriu licitação para a aquisição dessas viaturas e emitiu um Termo de Referência. Como em nosso caixa (da PM) não tínhamos o valor suficiente para a aquisição de uma viatura, contamos com o apoio do Núcleo da ACIBr e com a soma total dos valores, teremos duas. O valor já foi repassado para o Estado e estamos aguardando o retorno. Sem dúvida essa contribuição fará a diferença significativa no nosso dia a dia e na execução do nosso trabalho”, comentou Brandão.
Cerca de R$ 120 mil foram doados tanto por empresários do comércio, indústrias, área de serviços, para a aquisição dos veículos militares. “Em 2015 levantamos uma bandeira, para que o Governo do Estado olhasse mais para o nosso município e atendesse as nossas demandas. De lá pra cá conseguimos as câmeras de monitoramento do Projeto Bem-Te-Vi, que também teve colaboração financeira do município; o aumento do efetivo policial na cidade, que passou a ser de 13 policiais, e que foi outra bandeira defendida pelo Núcleo e pela ACIBr; e agora queremos melhorar os equipamentos da PM. Entendemos a necessidade da polícia e vamos conseguir, através dos trâmites legais, esse auxilio”, reforçou Tomasi. A previsão é que em até 90 dias as viaturas possam ser disponibilizadas.
A greve dos caminhoneiros e seus impactos na economia e na sociedade como um todo também esteve em pauta na reunião, bem como as necessidades urgentes de mudanças na política do país. Na oportunidade os representantes da ACIBr defenderam novamente uma gestão pública mais eficaz, transparente e ética, a redução dos custos e gastos da máquina administrativa, menos cabides de empregos, menos casos de corrupção, e mais qualidade na prestação dos serviços públicos.