X
X

Buscar

Empresários discutem inovação e criatividade no Almoço de Ideias

Palestra com o professor da Faculdade São Luiz, Allan Costa, reuniu cerca de 300 pessoas na Sociedade Esportiva Bandeirante

Empresários e representantes de entidades de Brusque participaram nessa segunda-feira, 25, na Sociedade Esportiva Bandeirante, do tradicional Almoço de Ideias, organizado pela Associação Empresarial de Brusque (AciBr). Nesta edição do encontro, que reuniu cerca de 300 pessoas, o tema discutido foi “Criatividade e Inovação”, com a palestra do professor Allan Costa, da Faculdade São Luiz.

Para o presidente da AciBr, Edemar Fischer, o tema escolhido para esta edição do evento é importante para todos os segmentos da sociedade. “O mercado nos cobra criatividade, somos cobrados constantemente a mudar o nosso foco de trabalho e inovar. Essa palestra nos mostrou como é importante discutirmos este tema e como podemos inovar com atitudes simples”, afirma.

Ele destaca ainda a importância de o setor empresarial buscar um diferencial. “Hoje, não pensamos somente no mercado brasileiro, estamos lutando com o mercado mundial, e para isso, temos que ser competitivos, tanto aqui, quanto lá fora. Precisamos buscar esse diferencial para dar continuidade em todos os empreendimentos, e isso é o que o palestrante veio nos mostrar, como buscar esse diferencial através da inovação e criatividade”.

Allan Costa é formado pela Harvard Business School e mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Em pouco mais de 40 minutos, ele mostrou como as organizações podem se tornar inovadoras e criativas. “A missão mais importante é ter convicção e a certeza de que aquilo que faz a diferença nas empresas é, e sempre será as pessoas. Falo sobre criatividade, inovação, mas ressalto o fato de que quem gera inovação dentro das empresas não são tecnologias, máquinas, equipamentos, são as pessoas”.

Costa ressalta que para inovar, é preciso dar espaço às pessoas. “É preciso investir, capacitar, fazer com que tenham acesso a bons cursos, treinamentos, dar espaço para que as pessoas possam dar o seu melhor. Vemos muitas empresas que falam de inovação, criatividade, mas não dão espaço para que as pessoas possam correr esse risco e fazer diferente, se as pessoas não tem espaço para isso, não vão conseguir inovar e os resultados serão ruins”.

Para ele, investir nas pessoas é o grande diferencial. “Precisamos cada vez mais investir nas pessoas para que elas tenham condições de serem criativas, de darem o seu melhor e, dessa forma, gerarem a inovação que é tão necessária, especialmente no Brasil, um país que tem muito o que desenvolver no que tange a produtividade da sua indústria e a sua capacidade de inovar”.

O prefeito Paulo Eccel também esteve presente no evento, e afirma que encontros como os que são promovidos pela AciBr fortalecem a cidade. “Trabalho com uma máxima que é a seguinte: quem não reúne, desune, e esses encontros propõem essa união, esse congraçamento do setor empresarial com a sociedade e com o poder público, e sem dúvida, isso fortalece os setores e a cidade”.