X
X

Buscar

Equoterapia: empresas de Brusque apadrinham crianças para tratamento em rancho de Itajaí

Método terapêutico é realizado apenas em crianças com deficiência

O rancho La Cautiva, localizado em Itajaí, oferece tratamento de equoterapia para crianças com deficiência de toda a região. Trata-se de um método terapêutico que se utiliza de cavalos para ajudar na reabilitação de pessoas com deficiência.

De acordo com María de Lourdes Garcia, diretora do La Cautiva, as crianças que não conseguem pagar por esse tipo de terapia podem ser apadrinhadas por empresas. De Brusque, alguns empreendimentos que têm essa inciativa são a HJ tinturaria, HLeve, Uvel veículos, Havan, Lua Luá e os supermercados Archer.

María explica que as empresas têm um leque de opções quanto ao apadrinhamento. Algumas agem diretamente com as crianças, e outras patrocinam os eventos sociais realizados pelo rancho.

“Não existe equoterapia sem um espaço adequado, e as empresas garantem esse local. Agradeço muito a essas empresas. Sem elas, nós não poderíamos continuar com esse trabalho”, conta.

A diretora aponta que o rancho existe há 18 anos realizando este tipo de tratamento. Porém, apenas há 2 anos que o trabalho é focado em crianças com deficiências.

“Hoje, o objetivo do rancho é trabalhar apenas com crianças com deficiência, deixando as outras terapias em segundo plano. Se a criança tem autismo em um grau muito alto, depressão ou hiperatividade, nós trabalhamos individualmente com ela”, afirma.

Equoterapia

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

“Existem quatro níveis de equoterapia. O último é onde a criança fica apta ao esporte, o paraenduro. É importante ressaltar que o tratamento trabalha a parte física, emocional, neurológica e comportamental, ajudando a criança a se encaixar nos ambientes sociais”, ressalta.

Profissionais

O rancho conta com uma equipe de psicólogos e fisioterapeutas especializados em equoterapia. Todos os profissionais devem ter o treinamento para lidar com crianças deficientes.

“O grupo de profissionais é o tripé do tratamento. Atuam uma psicológica, uma fisioterapeuta e um instrutor de equitação especial. O instrutor é indispensável, pois ele age para que a criança se sinta confortável”, finaliza María.

Rancho La Cautiva

É possível ver todas as ações do rancho pelo Instagram @rancho_la_cautiva ou pelo Facebook Rancho La Cautiva.


– Assista agora:
Igreja do Dom Joaquim, em Brusque, preserva “tendas” antigas em seu interior