Empresas de Brusque apresentam resultados de projetos realizados no programa Priori Moda

Programa é uma iniciativa da Academia Fiesc de Negócios e do UniSenai.

Empresas de Brusque apresentam resultados de projetos realizados no programa Priori Moda

Programa é uma iniciativa da Academia Fiesc de Negócios e do UniSenai.

Três empresas de Brusque apresentaram apresentaram os resultados da implementação de seus projetos no Programa Integrado de Reinvenção da Indústria (Priori Moda), realizado em Florianópolis, no final de setembro. O programa é uma iniciativa da Academia Fiesc de Negócios e do UniSenai.

As empresas Mensageiro dos Sonhos, RosaMaria e Latina são associadas do Sindicato Patronal do Vestuário de Brusque e região (Sindivest) e do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharia e Tinturaria (Sifitec) de Brusque, Botuverá e Guabiruba,

A atividade foi o encerramento de uma ação iniciada em abril de 2022, com um curso de pós-graduação de 12 meses e cujo trabalho de conclusão foi a concepção em equipes de projetos de reinvenção, por meio de uma espécie de mapa. No semestre seguinte, com novas rodadas de mentoria, cada projeto foi implementado na respectiva empresa. No total, participaram 68 estudantes, de 15 indústrias e organizações ligadas ao setor da moda em Santa Catarina.

Segundo a coordenadora do Priori Moda, Martina Kostolowicz, o programa é uma “jornada de estratégia”, na qual as equipes de alta liderança das indústrias desenvolvem o roadmap de reinvenção de seus negócios. “Em cada turma, há também um grande estímulo para a formulação de alianças entre as empresas participantes”, explica.

Para a presidente do Sindivest, Onésia Adriana Liotto, que também participou do programa, o Priori Moda contribui de maneira significativa para que a indústria têxtil catarinense acompanhe o cenário contemporâneo e tenha segurança para inovar e se reinventar.

Conheça os projetos brusquenses

A Mensageiro dos Sonhos, especializada em moda íntima linha noite (pijamas, camisolas) e homewear (roupas confortáveis para estar em casa) apresentou dois projetos. O primeiro é uma linha Pet, com pijamas para a família e para os bichinhos de estimação. “Para a família inteira”, destaca a diretora comercial, Patrícia Conti.

O segundo projeto é a implantação de uma loja conceito da marca, em Florianópolis, que será a 14ª da rede própria de varejo e servirá como um laboratório de inovações. A iniciativa está ligada à mudança de foco que a empresa vem adotando nos últimos cinco anos.

A empresa passou a reduzir a política que adotou nas duas primeiras décadas de existência, de ênfase em Private Label (PL), ou seja, vendas a grandes magazines, com a marca destes, e passou a dar ênfase à venda com a marca própria, por meio de suas atuais 13 lojas e 42 representantes, que colocam as mercadorias em mais 1,2 mil estabelecimentos comerciais do país. “Passamos a dar um novo olhar à nossa marca”, acentua Patrícia. “O Priori Moda nos permitiu consolidar essa mudança cultural”, conclui.

Também de Brusque, a RosaMaria, empresa especializada em moda fitness fundada há 23 anos, apresentou a iniciativa de desenvolvimento digital em 3D. “A roupa nasce no digital e só depois de aprovada pelos compradores varejistas ou clientes finais é que vai para a produção efetiva”, explica o consultor na área têxtil e vestuário, Alex Dimitriadis, que participou do programa Priori junto com o grupo da RosaMaria.

Já a brusquense Latina, apresentou duas iniciativas de atuação em mercados distintos do que atua, tanto nacional quanto internacional. De acordo com o gestor de TI da empresa, Cleiton de Limas, os projetos têm objetivo de alcançar maior capilaridade de clientes, capturar melhores margens e também de explorar o mercado internacional através de um CD (Centro de Distribuição), criando um hedge natural.

Para ele, o curso foi bastante rico no que diz respeito à formulação da estratégia da empresa como jornada contínua. “Foram meses intensos de estudo, que exigiu disciplina da equipe na participação das aulas, encontros presenciais e entregas que foram solicitadas no decorrer das aulas. Pudemos criar networking com empresas do mesmo segmento, em um clima de cooperação e não competição, em prol do mercado têxtil de Santa Catarina e da indústria do estado”, completa.

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