Empresas de Brusque e região aderem em peso ao movimento Outubro Rosa
Campanha criada em 1997 para o combate ao câncer de mama está consolidada no Brasil
Campanha criada em 1997 para o combate ao câncer de mama está consolidada no Brasil
Movimento lançado em 1997, o Outubro Rosa ganhou espaço por todo o mundo e, em Brusque e região, já se consolidou como uma importante ação de prevenção ao câncer de mama. Diversas empresas de vários ramos e tamanhos aderiram à causa e promovem palestras e incentivam a realização de exames entre as funcionárias.
O laço cor de rosa, símbolo da campanha, foi utilizado pela primeira vez em 1990, na Corrida pela Cura, promovida pela Fundação Susan G. Komen, em Nova York (EUA). No entanto, somente em 1997 entidades americanas das cidades de Yuba e Lodi começaram a promover ações de prevenção ao câncer de mama.
O conjunto de ações ficou conhecido como Outubro Rosa e, desde então, tem se espalhado pelo mundo. Várias entidades internacionais fomentam o movimento, inclusive a Organização Mundial da Saúde.
No Brasil, em 2002, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo (SP), foi iluminado de rosa em alusão ao mês de combate e prevenção ao câncer de mama. Outro fato marcante no país ocorreu em 2008, quando monumentos em várias cidades também adotaram a cor rosa.
Em Brusque
A Rede Feminina de Combate ao Câncer promove o Outubro Rosa há cerca de cinco anos em Brusque. Neste período, o movimento ganhou envergadura e importância. Hoje, tem o apoio do poder público e de várias empresas e entidades.
“No começo, lembro que foi uma novidade, então teve todo o trabalho de divulgar mais e levar para as empresas”, relembra Sônia Rieg Fischer, presidente da Rede Feminina. Apesar de nova, a campanha teve boa receptividade e muitos empresários a apoiaram.
“No primeiro ano como presidente, tive o objetivo de visitar os empresários e fazer aquelas palestras de prevenção. Foi muito bom, tive uma ótima aceitação. Comecei por Guabiruba, que também é atendida pela rede. No ano seguinte, já teve vários agendamentos”, diz Sônia.
Nos quatro anos subsequentes, o Outubro Rosa ganhou mais adeptos e apoio da população. “Neste ano, diariamente, são praticamente de duas a três palestras, estamos com a nossa programação muito extensa. Fora as ações de conscientização que a gente faz”, afirma a presidente da entidade.
Sônia conta que a procura por palestras é grande e várias voluntárias compartilham os conhecimentos. O principal diferencial nas palestras é que uma mulher que teve o câncer de mama conta a sua experiência.
O relato em primeira pessoa serve para sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção. Após as palestras, também cresce a procura pelos serviços da Rede Feminina, para encaminhamento e realização de exames. Este é o resultado esperado, e comemorado, pela entidade.
Para a presidente da Rede Feminina de Brusque, a parceria com as empresas é primordial para o sucesso do Outubro Rosa. “É uma forma que conseguimos de conscientizar mais mulheres de uma só vez, por isso agradeço muito aos empresários que têm esta iniciativa de nos receber”, diz.
Havan promove ações o mês todo
A Havan promove atividades do Outubro Rosa nas suas 94 lojas espalhadas pelo Brasil. Mas a programação mais intensa é realizada em Brusque, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Aurélio Paduano, gerente de Recursos Humanos, diz que, durante este mês, os 10 mil colaboradores de todas as lojas estão usando um bóton alusivo ao Outubro Rosa. “O bóton exterioriza para o cliente, é uma forma de repassar ao cliente [o conceito da campanha]”.
Os funcionários também receberam mensagem de incentivo à prevenção no correio interno da empresa. Em Brusque, a Havan também promoveu palestra com as colaboradoras. Em Blumenau, a loja no prédio do Castelinho foi iluminado de rosa.
O gerente de RH diz que o envolvimento é uma contribuição social da empresa com a sociedade. Ele afirma que a Havan também trabalha a saúde da mulher em maio, quando é comemorado o Dia da Mulher.
Kohmar apoia campanha em Guabiruba
A Rede Feminina de Brusque também realiza ações relacionadas ao Outubro Rosa na Kohmar, de Guabiruba. A empresa participa da campanha há cerca de quatro anos; foi uma das primeiras no município.
Letícia Bairros, analista de Recursos Humanos, diz que todos os funcionários, sejam homens ou mulheres, participam das palestras.
Além disso, a empresa, que tem uma indústria e uma loja de fábrica, também possui um uniforme exclusivo para essa época do ano. “E deixamos o horário em aberto para as meninas fazerem o exame preventivo”, diz Letícia.
A Kohmar também contribui financeiramente. Segundo a analista de RH, parte do dinheiro arrecadado com a venda de peças na loja de fábrica será doado à Rede Feminina brusquense.