Empresas de Brusque investem na produção de eventos em outras cidades
Falta de espaço nos teatros da cidade acaba levando eventos para municípios com mais estrutura
Produtoras de Brusque têm mirado o mercado de outras cidades na hora de realizar eventos. Esta expansão para outros municípios garante que a empresa seja reconhecida e também atinja um público maior do que se ficasse apenas restrita à cidade de origem.
Um dos exemplos desta expansão do mercado fora dos limites de Brusque é a Agência Hausen, produtora voltada a realizar shows de comédia stand-up em teatros.
A empresa iniciou na produção deste tipo de evento em 2013, teve um bom público em Brusque, mas com o passar do tempo começou a sentir uma redução da plateia. Foi quando surgiu a ideia de levar os eventos para outras cidades da região.
O proprietário da agência, Ulisses Henrique Pavesi, destaca que os brusquenses ainda não tem o hábito de frequentar o teatro como os moradores de outras cidades da região, como Blumenau e Itajaí, por exemplo.
“Pelo pessoal daqui não ter o hábito, muitas vezes tínhamos dificuldade em colocar 200 pessoas no teatro do Cescb, sendo que o mesmo espetáculo em outras cidades, colocamos o dobro e ainda precisamos abrir sessão extra”, diz.
Pavesi afirma que a intenção era realizar, pelo menos, um show de stand-up por mês em Brusque, entretanto, com o público pequeno, as apresentações acabam acontecendo em outras cidades. A agência já produziu eventos nos três estados do Sul. Em Santa Catarina, atuou em Itajaí, Blumenau, Joinville, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, Criciúma e Chapecó; no Paraná, trabalha em Londrina, Maringá, Toledo, Cascavel e Curitiba; e no Rio Grande do Sul, em Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul.
“É um mercado que tem bastante espaço e cresce cada vez mais. Em Brusque ainda temos essa dificuldade, mas aos poucos estamos trabalhando para tornar um hábito, para que as pessoas incluam a ida ao teatro em sua programação e não vejam como opção só se não tem mais nada pra fazer”.
Outro fator que contribui para que as empresas invistam em eventos deste tipo em outros municípios é a falta de espaço em Brusque. Geralmente, os shows de stand-up são realizados no teatro do Cescb, que tem capacidade para 280 pessoas, por isso, apresentações com artistas de grande expressão ficam limitadas.
“O pessoal daqui pede muito os artistas mais conhecidos, mas como Brusque não tem um teatro maior, acaba perdendo. Para driblar isso, temos parceria com alguns clubes, mas aí depende muito de conciliar a agenda dos clubes com a dos artistas”, explica.
A falta de espaço no município também motivou o produtor cultural da Base Produtora de Eventos, Josué Maçaneiro, a levar os shows promovidos pela empresa para outras cidades.
O foco da produtora são shows musicais em teatros e, por isso, quando são realizados em Brusque, a capacidade de público é limitada. “Temos agendado sete shows por mês até dezembro, a maioria fora de Brusque por falta de espaço”, diz.
Hoje, Blumenau, Florianópolis, Joinville, Itajaí e Curitiba são as cidades que mais recebem eventos da produtora brusquense, que segundo ele, já é considerada a terceira maior do Sul do Brasil.
“É inviável trazer para um teatro de 280 lugares toda uma produção musical. A solução seria sessões extras, mas traz todo um desgaste para os artistas. Hoje, Brusque já comportaria um teatro com capacidade para 500 lugares, temos muitos produtores de olho na cidade. Só não conseguem entrar no mercado por falta de espaço, mesmo”.
Maçaneiro ressalta que quando faz eventos em Brusque, a divulgação é bem menor para evitar que as pessoas cheguem no local na hora do show, mas não consigam entrar por falta de espaço. “O show Abba Majestät, que será o próximo na cidade, nem estamos divulgando muito. Encaixei eles em Brusque porque estava com muita saudade de fazer eventos aqui, mas é inviável”.
Gourmet show em Blumenau
Desde o ano passado, o Schmitt Buffet e Eventos realiza o Gourmet Show, que tem atraído um grande público à Sociedade Santos Dumont, em Brusque. O sucesso do evento no município fez com que a empresa investisse também em Blumenau.
“Quando fizemos o primeiro evento em Brusque, muita gente questionou porque não fazer em outras cidades da região também. Como há uma sazonalidade nas agendas dos clubes da cidade, pensamos em inovar”, destaca o administrador da empresa, Rodrigo Schmitt.
O primeiro gourmet show em Blumenau aconteceu no mês de março, com a banda Nenhum de Nós. Lá, o sucesso foi tanto, que foi feita uma segunda apresentação no dia seguinte. “A aceitação lá também foi muito legal, o evento lotou muito rápido e deu certo”.
Schmitt ressalta que mesmo com o sucesso do evento em Blumenau, a prioridade é investir em Brusque. “Não é qualquer lugar que dá pra fazer, precisa ter uma boa estrutura de cozinha. Continuamos priorizando os eventos em Brusque, mas estamos fazendo pesquisa de mercado em outras cidades também”.