Empresas de Brusque têm contas desativadas pelo Instagram
Empresária entrou com uma ação na Justiça contra a rede social para tentar recuperar o perfil de sua loja
Pelo menos quatro empresas de Brusque tiveram suas contas desativadas pelo Instagram neste início de ano. Os casos, em sua maioria, aconteceram no sábado, 4, e até o momento nenhuma conseguiu recuperar o acesso à rede social.
A empresária Rafaela Zink teve o seu perfil pessoal e o de sua loja, Pérola de Pano (@peroladepano), desativados. Ela conta que no sábado pela manhã conseguiu entrar no perfil da loja, mas à tarde, quando tentou acessar novamente, apareceu uma mensagem informando que ela violou os termos de uso do Instagram.
“Eu preenchi vários formulários e até agora nada. Naquele dia eu não fiz nenhuma postagem, nada, só entrei na minha conta e depois não tive mais acesso”, relata.
Rafaela diz que a desativação da sua conta no Instagram prejudicou o seu trabalho, já que o perfil da loja tinha mais de sete mil seguidores e toda a divulgação e conversa com as clientes era feita, em sua maioria, pela rede social.
“Teve várias clientes que acharam que eu tinha fechado a loja, porque tentavam procurar o perfil no Instagram e não aparecia. Eu tinha muita foto dos modelos das peças que estavam publicadas naquela conta e hoje eu não tenho mais”.
Devido aos prejuízos causados pela desativação da conta na rede social, Rafaela decidiu entrar com uma ação contra o Instagram, reivindicando que o perfil da loja seja reativado.
“Até agora não tive nenhuma resposta do Instagram, por isso decidi procurar uma advogada. Nada justifica a desativação e acredito que tenho chances de recuperar a conta”.
Enquanto não tem sua conta oficial reativada, a empresária decidiu criar uma conta temporária para a loja, para evitar ainda mais prejuízos. “Criei a @peroladepanomodafesta para continuar divulgando meu trabalho até que essa situação se resolva”.
Assim como Rafaela, a empresária Rosângela Andrade também teve o perfil de sua empresa – a Andrade Eventos – desativado pelo Instagram. O problema com sua conta na rede social também aconteceu no sábado. “Queria divulgar um material na conta da Andrade Eventos e não consegui fazer o login. O perfil também não aparecia mais na busca do Instagram”, diz.
A conta da empresa na rede social tinha em torno de três mil seguidores e até o momento Rosângela não conseguiu reativá-la. “Entrei em contato com o Instagram, mas até agora não tive nenhuma resposta. É complicada essa situação, porque as divulgações de eventos e várias informações tinha tudo lá”, diz.
Giovana Brogni percebeu o problema com a conta da Zeno Autopeças no Instagram no dia 6 de janeiro, quando retornou das férias. “Eu tentava fazer o login e dizia que estava inválido, mas a senha e o login estavam certos”.
Desde então, o perfil na rede social também não aparece no campo de busca. “Achei que era um problema só nosso, mas vi que outras pessoas também tiveram”.
Diferente de Rafaela e Rosângela, Giovana ainda não entrou em contato com o Instagram. “Ainda vou esperar mais alguns dias para ver se volta, senão vou criar uma conta nova porque já estava tendo problemas com a anterior”.