Empresas de Brusque têm negócios prejudicados com redes sociais fora do ar

Aplicativos facilitam o contato de forma mais rápida e eficaz

Empresas de Brusque têm negócios prejudicados com redes sociais fora do ar

Aplicativos facilitam o contato de forma mais rápida e eficaz

Com as redes sociais WhatsApp, Facebook e Instagram fora do ar por sete horas durante a tarde desta segunda-feira, 14, diversas empresas de Brusque registraram dificuldades na execução de tarefas e atendimento ao cliente.

Entre elas, está a Immer Marketing, agência de publicidade que atende diversas empresas da cidade. De acordo com a analista de mídias sociais, Brendha Amorim, a situação foi complicada pois todo o planejamento de publicações do dia acabou prejudicado.

Com a queda, todo o calendário de postagens orgânicas foi remanejado e as campanhas foram retomadas normalmente.

“Além disso, muitas empresas sentiram que o faturamento do mês foi impactado. Visto que para muitos negócios o Instagram shopping e as campanhas orgânicas e pagas são responsáveis pelo alcance e redirecionamento de novos clientes às suas lojas”, detalha a analista.

Segundo ela, a falta do WhatsApp também afetou a comunicação com o cliente. Brendha destaca que os prejuízos são difíceis de mensurar tanto para a empresa, quanto para os clientes.

“Porém, é possível ter uma ideia do problema, quando lembramos que muitas vezes, as redes sociais são os principais canais de venda e comunicação de um negócio”, ressalta.

Setor público também foi afetado

A Prefeitura de Brusque, mais especificamente a diretoria de Comunicação, registrou algumas dificuldades com as redes sociais fora do ar. O diretor-geral de comunicação, Murilo José da Conceição, destaca que há pelo menos cinco anos, toda a parte de comunicação gerada pelo setor é enviada aos órgãos de imprensa via WhatsApp.

“A pedido dos próprios veículos de comunicação nós utilizamos a estratégia do WhatsApp. Dessa forma, se torna mais rápido, prático e também na forma de recepção que a imprensa prefere”, destaca.

Por conta do problema, ele informa que será adotado um novo protocolo nos casos em que ocorrer a mesma situação desta segunda-feira.

“Ainda iremos conversar, mas teremos um sistema de email paralelo e quando houve ocorrências parecidas iremos utilizá-lo. É uma ferramenta da geração anterior, mas podemos dizer que ainda passa segurança no envio do material”, explica Murilo.

O diretor-geral ainda ressalta que mesmo sem os envios, todo o conteúdo foi publicado no site da Prefeitura de Brusque.

Loja on-line busca clientes em outras redes

Segundo a analista de mídias sociais da loja on-line brusquense Yeesco, Thais Fagundes, a equipe sentiu um leve ‘desespero’ com as redes fora do ar. Porém, isso fez com a loja se reinventasse no atendimento.

“Tivemos um time bom, enviamos SMS aos clientes para manter o canal de vendas. Vimos que muitos estavam utilizando o telegram. Como temos um canal lá, ficamos mais ativos por aquela rede social”, explica Thais.

Além disso, ela destaca que a loja on-line também ficou mais próxima dos clientes durante o período nas redes sociais Twitter e TikTok.

Segundo o head de e-commerce da Yeesco, Lucas Duarte, as vendas não foram positivas como nos demais dias. Apesar disso, “a empresa possui um número consolidado de clientes recorrentes, por conta do custo-benefício e qualidade dos produtos”, comenta.

Ele detalha que para manter o contato próximo com os clientes foi utilizada uma base de dados de forma estratégica para fazer a comunicação direta.


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