Empresas de chocolate da região aumentam produção e preveem boas vendas na Páscoa
Segundo lojistas, ovos tradicionais e de colher são os mais procurados
Com a semana de Páscoa encerrando e a aproximação do domingo, as lojas e fábricas de chocolate passam a receber movimento ainda mais intenso na procura por presentes. Em Brusque e região, as vendas exigiram aumento na produção para atender à demanda que se multiplicou, com muitos clientes deixando para comprar chocolates na última hora.
As lojas se reinventam e buscam inovar, trazendo produtos diferentes e ampliando a variedade ofertada aos clientes. Contudo, nos últimos anos, mesmo com a soma de esforços dos empresários do ramo do chocolate, o cenário econômico nacional refletiu em baixa nas compras, e lucro abaixo da expectativa para o período da Páscoa.
Já em 2019 a expectativa é melhor. De acordo com uma pesquisa feita pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC), a projeção do varejo catarinense para o período é de vendas semelhantes ou até melhor do que o registrado no ano anterior: para 89,4% dos empresários varejistas a data será de bons resultados, com a estimativa de crescimento de até 4,5%.
A pesquisa de expectativas de vendas, realizada pela federação, também inclui a cidade de Brusque, que está entre as 20 cidades de maior potencial de consumo do estado.
Superando expectativas
A empresa de chocolates caseiros San’ Nicolao, de Guabiruba, atingiu o pico de sua produção na semana de Páscoa. Conforme explica o sócio-proprietário da empresa, Edemilson Nicolau Huber, a temporada surpreendeu. “A Páscoa está bem boa para nós, superando as expectativas com certeza”.
Conforme explica Huber, em 2019 a maior procura foi dos tradicionais ovos de Páscoa. Até 2018, durante o período da crise econômica nacional, as vendas eram mais voltadas para as miudezas e barras de chocolate. “Agora os ovos voltaram e esse ano ultrapassaram todos os outros produtos”.
A empresa trabalha com uma linha diferenciada e sabores que dificilmente são encontrados no mercado. Entre os sabores, estão pedaços de frutas na composição, como abacaxi, damasco e banana. Já na última terça-feira a linha de produtos não estava mais disponível para encomendas.
Para a Truffa di Cacao, a Páscoa foi um desafio. Foi a primeira vez que a tradicional empresa brusquense atuou no Centro da cidade durante o período em que os chocolates são mais procurados, conforme explica o sócio Eduardo Biancinhi.
Segundo o empresário, a empresa precisou aumentar significativamente a produção e a estrutura para dar conta das vendas de Páscoa. Para esta edição, a empresa também lançou o chocolate rubi. “Em Brusque, só a gente produz. Ele é novo e foi lançado mundialmente, é o quarto tipo de chocolate, com coloração e característica própria”.
As maiores vendas da empresa foram as dos ovos de colher. Recheios com creme de avelã e caramelo são os mais procurados. “Nossos ovos com bombons também são bastante tradicionais e campeões de venda”, diz.
Outras empresas da região, como Chocolates Vô Paza e Chocolates Tia Lice, também registram grande procura.