X
X

Buscar

Empresas de tecnologia conquistam mais espaço em São João Batista

Com o desenvolvimento de aplicativos, elas auxiliam clientes a se destacarem no mercado

Com smartphones e tablets sempre à mão, as pessoas buscam cada vez mais comodidade e praticidade no dia a dia. E, com isso, o mercado tecnológico ganha mais destaque nas indústrias e comércios. Com aproximadamente 36 mil habitantes, São João Batista também já conquistou o espaço e abre portas para esse novo nicho.

Em busca de um melhor relacionamento com clientes e um bom posicionamento no mercado, as empresas investem em diferenciais, como aplicativos próprios. Percebendo essa necessidade no município e a tendência no cenário internacional, há três anos a Eltok Aplicativos nasceu para facilitar a comunicação das empresas com a tecnologia.

Inicialmente voltada para desenvolvimento de aplicativos mobile delivery, a empresa passou a atender restaurantes, lanchonetes e afins. “As pessoas estão cada vez mais práticas e buscam por isso na hora de pedir um lanche. As ligações telefônicas ou WhatsApp passaram a dificultar também para essas empresas, pela logística exigida”, comenta o sócio proprietário Ricardo Dadam Peixoto, 27 anos.

Após estudar um período na Inglaterra, o empresário percebeu que o uso do aplicativo mobile estava muito em alta, tendo uma aceitação forte naquele país. “Quando retornei para a cidade, pensei no que poderia fazer para auxiliar as empresas. Foi quando surgiu a ideia de abrir uma empresa de criatividade, agregando o marketing ao desenvolvimento tecnológico”, diz.

Atualmente, junto com os sócios Marcio Vinicio Frederico, 28, e Luiz Augusto da Silveira, 45, Peixoto explica que já desenvolvem também aplicativos para outros segmentos da indústria, como no setor calçadista, além dos personalizáveis. “Ouvimos a necessidade do cliente e criamos um produto de acordo com o que precisa”, diz.

Apesar de ainda haver certa resistência por parte de alguns clientes e usuários da tecnologia, Peixoto afirma que os aplicativos já estão tendo uma melhor aceitação no mercado. “Temos clientes do delivery, por exemplo, que já não aceitam mais pedidos por telefone ou WhatsApp”.

Frederico acrescenta que se pensar em custo a longo prazo, o investimento em aplicativo mobile se torna mais compensatório para as empresas, do que o custo com pessoal. “Esses estabelecimentos conseguem dispensar a pessoa que ficava antes somente anotando pedidos para utilizar a ferramenta digital, que possui mais precisão no repasse de informações”, diz.

Arquivo Pessoal

Gestão empresarial
A tecnologia chegou também para auxiliar as empresas na gestão empresarial, com aplicativos e softwares que dispensam o uso de papel no momento em que os representantes comerciais retiram o pedido.

Fundada em 2006, a SCL Engenharia de Softwares, de São João Batista, nasceu da necessidade do desenvolvimento de um software completo e específico para atender as empresas de calçados.

Entretanto, durante o processo de desenvolvimento, os proprietários Marcelo Leite, 38 anos e a esposa Juliana Leite, 35, perceberam o alto potencial do software e o deixaram compatível para atender a qualquer setor, customizando-o de acordo com a demanda de cada cliente.

Entre os vários produtos desenvolvidos pela empresa, se destaca o Toth ERP, plataforma de gestão empresarial altamente customizável.

“Ele é um software de apoio à gestão de vendas, onde a força de venda é integrada junto da empresa. Com isso, dá mais agilidade no lançamento de coleções e produtos, no atendimento ao cliente e na entrada automática dos pedidos digitados diretamente nos aplicativos do TothRep, compatíveis para smartphones e tablets, com sistemas iOS, Android, PC e web”, destaca o empresário.

Trabalhando em conjunto com a empresa Senda, a Eltok também passou a desenvolver aplicativos para tablets para as indústrias de diversos segmentos. “Hoje já temos clientes de diversas cidades e estados. A Senda desenvolve o ERP e nós toda a parte que engloba o aplicativo mobile”, informa Frederico.

Peixoto acrescenta que além de todo auxílio organizacional por meio da tecnologia, as empresas ganham muito em marketing. “É um produto delas, que pode ser utilizado como diferencial na hora de divulgar a marca também. É um destaque no mercado”.