Empresas descartam ampliação dos horários dos ônibus intermunicipais que saem de Brusque

Mudança é considerada inviável pela diminuição do número de passageiros ao longo dos anos

Empresas descartam ampliação dos horários dos ônibus intermunicipais que saem de Brusque

Mudança é considerada inviável pela diminuição do número de passageiros ao longo dos anos

Com o passar dos anos, Brusque se consolidou como um importante ponto de partida e chegada para serviços de ônibus, tanto dentro do município, cidades vizinhas e até rotas interestaduais. Atualmente, nove empresas operam na cidade para atender à demanda. Entretanto, persistem críticas relacionadas à falta de diversificação nos horários dos ônibus intermunicipais.

Por um tempo as linhas haviam sido afetadas pela pandemia do coronavírus e o retorno aconteceu em setembro de 2020. Os trajetos completos, porém, foram retornando aos poucos, mas não completamente. Embora sejam poucos horários disponíveis, são feitas viagens diretamente para mais de 35 cidades atualmente (somando interestaduais).

Dentre as reclamações, a falta de horários para cidades vizinhas são maioria. Itajaí, Blumenau, Balneário Camboriú e Guabiruba são quatro dos destinos mais procurados.

Empresas explicam falta de oferta

A Santa Terezinha, empresa de Brusque, atua com linhas (além das normais) que atendem os municípios de Itajaí, Balneário Camboriú e Guabiruba.

Questionada pelo jornal O Município, a empresa informou que os horários serão mantidos e não há previsão e nem expectativa de um aumento nas linhas. “O número de passageiros diminuiu após a pandemia, o que torna inviável o aumento de linhas”.

Confira horários atendidos atualmente:

  • Itajaí (e depois Balneário Camboriú): segunda à sexta-feira às 6h (retorno 7h45), 10h50 (retorno 12h35) e 16h10 (retorno 18h10). Sábados é às 6h (retorno 7h45) e 10h50 (retorno 12h35). Domingo não há linhas.
  • Guabiruba (Aymoré): segunda à sexta-feira às 10h30, 13h50, 15h45, 16h55 e 18h05.
  • Guabiruba (Lageado): segunda à sexta-feira às 7h50, 09h45, 13h50, 16h, 17h15 e 18h20.

A Reunidas é a única que leva passageiros até Blumenau de forma direta (passando por Gaspar). A linha opera durante os sete dias da semana às 8h40. Também há o horário das 18h de segunda-feira a sexta-feira.

“Alguns reclamam sobre a falta de horários específicos, mas a realidade é que não há passageiros suficientes. O horário das 18h às vezes não tem nem 10 pessoas. Fica inviável pensar em um aumento de linhas nesse cenário”, disse um colaborador.


Assista agora mesmo!

Décadas atrás, só o dialeto bergamasco era falado em Botuverá: “Nem sabíamos o que era o português”:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo