Empresas relatam prejuízos após apagão de mais de quatro horas em Brusque
Na quarta-feira, mais de seis mil casas e estabelecimentos ficaram sem luz após queda de raio
O apagão registrado em Brusque na quarta-feira, 18, em que mais de seis mil casas e empresas ficaram sem luz, gerou muitos transtornos no município.
A falta de energia, que durou mais de quatro horas, afetou, principalmente, os bairros Águas Claras, Azambuja, Centro I, Centro II, Dom Joaquim, Jardim Maluche, Santa Terezinha e Souza Cruz.
A demora no retorno da energia causou inúmeros prejuízos, principalmente para empresas. No bairro Souza Cruz, a empresa Vicfer ficou praticamente a manhã inteira de quarta-feira parada devido à falta de luz.
O proprietário da empresa, Victor Daobroski, conta que chegou para trabalhar pouco depois das 6h e já não havia energia elétrica. Às 7h, quando os funcionários começaram a chegar, a luz ainda não havia voltado. As horas foram passando, e a empresa continuava no escuro. A luz só voltou em definitivo depois das 11h.
As oito máquinas da empresa ficaram paradas, e o escritório também não teve expediente naquela manhã. De acordo com ele, o prejuízo das mais de quatro horas de produção parada ultrapassa os R$ 15 mil.
“O prejuízo é enorme. Além de ter a despesa dos funcionários, ainda tem os clientes que ficam esperando o produto chegar e não consegui entregar. É uma situação muito complicada e nós ficamos sem a quem recorrer. O nosso prejuízo ninguém vai ressarcir”, diz.
O empresário também lembra que a falta de energia é comum na região do bairro Souza Cruz. “No ano passado tivemos umas quatro quedas de luz. Neste ano foi a primeira, mas é porque não tem chovido forte. Se tivesse chovido mais forte outras vezes, com certeza isso teria acontecido mais de uma vez”.
As empresas de transporte que funcionam na rodoviária de Brusque também tiveram transtornos na quarta-feira devido à falta de luz. O gerente de vendas da Reunidas, Sandro da Silva, conta que chegou no local às 6h e já estava sem luz. A energia voltou por volta das 9h30, permaneceu cerca de 50 minutos e caiu mais uma vez, só retornando depois das 11h.
Durante o período que ficou sem luz, a empresa não teve como emitir passagens. Na linha que faz Brusque-Canoinhas, por exemplo, às 7h30, os passageiros embarcaram, mas tiveram que descer na rodoviária de Balneário Camboriú, para poder emitir a passagem e continuar a viagem. “Sem luz o computador não funciona, então tivemos que arrumar uma solução para não deixar os passageiros na mão. Aqui para nós é comum ficar sem luz, mas não tanto tempo quanto agora”.
A Celesc informou que o apagão foi em decorrência de uma descarga elétrica que atingiu a subestação do bairro Rio Branco. A demora em restabelecer a energia, de acordo com a empresa, aconteceu porque os técnicos precisaram fazer uma vistoria completa em todo o sistema e só depois iniciaram o conserto.