Empresas são notificadas por cobrança indevida de garantia estendida

Cerca de 15 lojas de Brusque vendiam produtos sem informar ao cliente que ele estava pagando pelo serviço

Empresas são notificadas por cobrança indevida de garantia estendida

Cerca de 15 lojas de Brusque vendiam produtos sem informar ao cliente que ele estava pagando pelo serviço

No primeiro semestre deste ano, 15 empresas de Brusque foram notificadas por cobrar indevidamente a garantia estendida. Foram 54 reclamações contestando que as lojas vendem os produtos sem informar ao cliente que ele pagará pelo seguro.

O Procon diz que a Colombo é a campeã em queixas. Das 54 reclamações, 40% são referentes à loja. Salfer e Berlanda também estão entre as empresas com mais protestos por parte do consumidor na cidade.

A dona de casa Tailize dos Santos Fontana se frustrou na compra de um produto com garantia. Ela comprou um liquidificador por R$ 110 e disponibilizou mais R$ 30 para o seguro, porém, o produto estragou e ela recebeu um novo após muita insistência, mas com um valor inferior. “Recebi um liquidificador que deveria custar uns R$ 30, muito inferior ao que eu havia comprado”, lamenta.

O diretor administrativo do Procon, Anderson Merlo, diz que o consumidor precisa estar ciente do que está contratando. “Muitos acabam assinando o contrato da compra sem saber que consta o serviço da garantia estendida”, explica.

Merlo frisa que das empresas da cidade notificadas, a maioria devolveu, após dez dias, o valor em dobro da garantia para o cliente. “Se o valor da garantia pago foi de R$ 100, o consumidor vai receber R$ 200”. Ele também diz que esse procedimento acontece não por ser uma instrução da gerência da loja mas, na maioria dos casos, porque o vendedor recebe comissão pelas vendas.
50% optam pela garantia

Mesmo com o número significativo de reclamações, o consumidor de Brusque tem o hábito de comprar produtos com garantia estendida. Em três empresas consultadas pelo Município Dia a Dia, cerca de 50% dos clientes optam pelo seguro que assegura consertos e reparos da mercadoria mesmo depois que a garantia do fornecedor acabar.

A linha de eletroeletrônicos e móveis da Magazine Luiza possui garantia estendida. De cem clientes que compram um produto, 50 escolhem o benefício. Televisão, celular, computador e máquina de lavar geralmente são os itens mais procurados por este público. O gerente da loja, Jair Pecker Pereira, afirma que o seguro é bem aceito pelo consumidor quando o funcionário sabe explicar sobre o serviço. Ele diz que por meio da garantia estendida, na maioria dos casos, de 12 meses do fabricante e 24 da loja, é possível que seja feita a assistência técnica ou até a troca da mercadoria.

Na Magazine Luiza o valor do seguro varia de R$ 12 (secador de cabelo de R$ 49) a R$ 900 (televisão de 55 polegadas de R$ 6 mil). O gerente afirma que eletroportáteis como celulares, pagos até no máximo R$ 500, podem ser trocados. “Se o produto apresentar algum problema, vencendo a garantia do fabricante, o consumidor pode trocar por outro celular”, diz, ressaltando que dos 50% que optam pela garantia, cerca de 20% precisam fazer reparou ou troca da mercadoria.

Numa loja de eletroeletrônicos e eletrodomésticos do Centro de Brusque, o celular é o produto mais comprado com garantia estendida. Aproximadamente 60% dos clientes escolhem o seguro, destes, 8% encontram algum problema. O estoquista e responsável pela assistência técnica da empresa, Elias Melo, conta que em média, o valor da garantia dos móveis é de R$ 30 e dos celulares e máquinas de lavar é de R$ 300.

Ele ressalta que o comunicado sobre o seguro é feito não com o objetivo de fazer com que o cliente precise usar a assistência, mas para dar segurança. “Explicamos sobre o produto e sua procedência, mostrando que a garantia oferece segurança”.

Na Salfer cerca de 40% dos clientes escolhem comprar os produtos com garantia estendida. Máquina de lavar roupa é o mais procurado. Em média custa R$ 1 mil, e o valor do seguro é de R$ 200. A vendedora Deise Mara Carminati explica que celulares, notebooks e as próprias máquinas são as mercadorias que apresentam mais problemas e que na maioria das vezes os consumidores precisam utilizar a garantia. “A durabilidade deles é menor”, diz.

Já a a Koerich, devido as reclamações de outras lojas, optou em não vender produtos com garantia estendida.
A faxineira Maria das Dores da Silva Amaral compra frequentemente produtos com garantia estendida. Televisão, celular, aparelho de DVD e liquidificador foram algumas de suas aquisições. “Pra gente é um benefício bom. Até hoje não tive problema e não tenho do que reclamar”, frisa.

A garantia estendida é um seguro que protege um produto contra defeitos funcionais – elétricos, eletrônicos ou mecânicos, que ocorram após o término da garantia do fabricante, e cobre os custos de mão de obra e de peças que forem necessários para o reparo do aparelho. Ela pode ser contratada por 12, 24 ou 36 meses.

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